Economia
Setor logístico teve alta de 37% em vagas para profissionais na área do transporte
O objetivo da logística é que, a partir da organização e da gestão de fluxo de informações, seja possível tornar os processos mais eficientes.
O setor logístico teve uma alta de 37% em vagas abertas para profissionais na área do transporte, que foram registradas em 2021, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE). Ao todo, foram mais de 13 mil novas oportunidades, sendo quase 4 mil a mais que em 2020.
Leia mais: O mundo moderno demanda de muitos profissionais de TI
A logística constitui-se na organização e planejamentos de diversas coisas e processos de uma instituição. Conforme os especialistas, por ser uma profissão do campo empresarial, utiliza-se bastante a matemática como ferramenta de trabalho. A atividade tem sido presente em diversas ocasiões, como cálculos de cubagem nas cargas, preço de frete, capacidade dos veículos, consumo de combustível e calculando as distâncias.
Dominar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), analisar e interpretar dados são algumas das variadas habilidades requisitadas para o trabalho.
Segundo uma publicação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), aplicamos a logística em todas as atividades que precisam de planejamento e acompanham recursos e processos de uma empresa, desde a parte da produção ao estoque e distribuição dos mesmos.
O objetivo da área é que, a partir dessa organização e da gestão de fluxo de informações, seja possível tornar os processos mais eficientes. Sendo assim, a função do profissional é analisar qual seria a melhor compra de matéria prima, por exemplo, ou fazer o gerenciamento de estoques e de armazenamentos, cuidando das etapas do transporte.
Para poder se colocar no mercado de trabalho, o profissional precisa estar alinhado às mais diversas necessidades do segmento e suas atualizações, que tem como objetivo aprimorar e renovar os processos, apostando na aplicação de tecnologias como machine Learning, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).
Na atualidade, vivenciamos a era da logística 4.0, era do Supply Chain, conceito que integra todas as etapas e processos das empresas, com foco em integração de processos e tecnologias e com objetivo de transformar a área em um diferencial de negócio. Essa nova fase procura ser mais rápida, eficiente e econômica.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia22 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?