Conecte-se conosco

Economia

Setor logístico teve alta de 37% em vagas para profissionais na área do transporte

O objetivo da logística é que, a partir da organização e da gestão de fluxo de informações, seja possível tornar os processos mais eficientes.

Publicado

em

O setor logístico teve uma alta de 37% em vagas abertas para profissionais na área do transporte, que foram registradas em 2021, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE). Ao todo, foram mais de 13 mil novas oportunidades, sendo quase 4 mil a mais que em 2020.

Leia mais: O mundo moderno demanda de muitos profissionais de TI

A logística constitui-se na organização e planejamentos de diversas coisas e processos de uma instituição. Conforme os especialistas, por ser uma profissão do campo empresarial, utiliza-se bastante a matemática como ferramenta de trabalho. A atividade tem sido presente em diversas ocasiões, como cálculos de cubagem nas cargas, preço de frete, capacidade dos veículos, consumo de combustível e calculando as distâncias.

Dominar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), analisar e interpretar dados são algumas das variadas habilidades requisitadas para o trabalho.

Segundo uma publicação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), aplicamos a logística em todas as atividades que precisam de planejamento e acompanham recursos e processos de uma empresa, desde a parte da produção ao estoque e distribuição dos mesmos.

O objetivo da área é que, a partir dessa organização e da gestão de fluxo de informações, seja possível tornar os processos mais eficientes. Sendo assim, a função do profissional é analisar qual seria a melhor compra de matéria prima, por exemplo, ou fazer o gerenciamento de estoques e de armazenamentos, cuidando das etapas do transporte.

Para poder se colocar no mercado de trabalho, o profissional precisa estar alinhado às mais diversas necessidades do segmento e suas atualizações, que tem como objetivo aprimorar e renovar os processos, apostando na aplicação de tecnologias como machine Learning, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).

Na atualidade, vivenciamos a era da logística 4.0, era do Supply Chain, conceito que integra todas as etapas e processos das empresas, com foco em integração de processos e tecnologias e com objetivo de transformar a área em um diferencial de negócio. Essa nova fase procura ser mais rápida, eficiente e econômica.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS