Curiosidades
Procon recebe queixas relativas a cartão de crédito; entenda!
De acordo com os dados divulgados pelo Procon, reclamações acerca do cartão de crédito foram demasiadamente feitas. Confira aqui!
O Procon de Franca fez o encerramento do primeiro semestre de atendimentos e conseguiu contabilizar um total de 4.710 atendimentos aos francanos, de acordo com o levantamento que foi feito pela prefeitura.
Veja também: Procon fiscaliza se há irregularidades em postos depois da redução do ICMS
Nesse sentido, o agente fiscal do Procon de Franca, Luiz Antonio Murari, relembra que o ano de 2021 atingiu-se a marca de 9 mil atendimentos, depois da normalidade do trabalho, enfatizando que acredita veementemente que esse ano, ainda chegará na marca de 10 mil atendimentos.
Além disso, o financeiro foi o setor que mais foi solicitado entre todos esses atendimentos. Em suma, a grande parte dos consumidores trouxeram uma quantidade significativa de queixas em relação aos empréstimos não solicitados e os cartões de crédito.
Além disso, outros tópicos como telecomunicações e operadores consumidores, que não conseguiram receber suas mercadorias, descumprindo, portanto, os prazos e cancelamentos.
As empresas que mais receberam reclamações em decorrência dos atendimentos foram:
- Claro – 272 atendimentos;
- CPFL – 124 atendimentos;
- Banco Pan – 100 atendimentos;
- Caixa Econômica Federal – 98 atendimentos;
- Barros & Cintra LTDA – 80 atendimentos;
- Algar Telecom – 78 atendimentos;
- Cia. De Saneamento Básico do Estado de São Paulo – 78 atendimentos;
- Banco Santander – 72 atendimentos;
- Banco BMG – 60 atendimentos;
- Magazine Luiza – 60 atendimentos.
De acordo com os dados, todas essas empresas totalizaram 34,51% de todas as reclamações feitas, de forma geral. Por fim, Murari ainda enfatiza que deve-se “obter informações sobre uma empresa, sobre seus direitos e como se portar em uma relação de consumo”.
“Muitas vezes o consumidor acha que tem algum direito e na verdade não tem, e acaba se portando de forma equivocada, ou, acha que não tem e na verdade tem”, complementa o agente.
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