Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a excêntrica rosa-de-saron 

Saiba quais são as principais características dessa planta originaria de Israel e como cultivar.

Publicado

em

A rosa-de-saron é uma planta originária de Israel, sendo também comum em outros locais da Ásia. Trata-se de uma espécie arbustiva, robusta, com lindas flores de cores variadas.

Leia mais: Saiba como fazer muda de rosa-do-deserto

Apesar do nome rosa-de-saron, a planta não é uma rosa e sim um hibisco. Para o seu cultivo, o mais comum é que ocorra diretamente no solo, já que as rosas-de-saron podem passar dos três metros de altura. Sem espaço adequado, os vasos limitariam significativamente seus crescimentos.

Não bastasse a beleza ímpar das rosas e sua importância ornamental, essa é também uma planta alimentícia não convencional (PANC), que pode ser ingerida em chás e também usada em receitas variadas. Para o cultivo da rosa-de-saron, não existe muita diferença, além dos básicos do plantio convencional. Confira abaixo:

Plantio e cultivo

As mudas podem ser feitas por meio de estacas ou sementes. As estacas são extraídas a partir da planta adulta. Para isso, basta cortar um galho lenhoso bem desenvolvido e não muito verde.

Uma boa dica é colocar o galho em um jarro de água por alguns dias até que se formem raízes. Depois, separe um canteiro de terra bem adubada com húmus de minhoca. 

Insira as mudas dentro do substrato e regue de modo que o solo fique sempre úmido. Manter a umidade é relevante nos primeiros meses. Mas cuidado para não encharcar demais a terra, isso contribui para o aparecimento de fungos e bactérias e consequentemente resulta no apodrecimento das raízes, que acabam por danificar a planta.

A rosa deve ficar em local exposto ao sol. A adubação é indicada no início de todas as estações, enquanto que a poda deve ser feita quando a planta atingir a idade adulta. 

Viu como é fácil cultivar essa planta tão especial? Uma ótima dica para manter seu jardim bonito, com a vantagem, ainda, de ter flores que podem ser consumidas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS