Conecte-se conosco

Finanças

Fuja do rotativo do cartão de crédito com estas 5 dicas

Pagar o mínimo do cartão de crédito pode gerar problemas mais a frente pois os juros pelo atraso são bem altos. Confira estas dicas!

Publicado

em

Muitas vezes, o pagamento mínimo do cartão de crédito parece a única solução possível para sair do aperto, mas isso pode acabar se tornando uma bola de neve mais à frente.

Veja também: A Caixa Tem passará a oferecer serviço de crédito gratuito

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam que, 88,8% das famílias que possuem dívidas hoje, são provenientes do rotativo do cartão de crédito.

Pagar o mínimo do cartão de crédito pode gerar problemas mais à frente, pois os juros pelo atraso são bem altos. Esse valor gira em média de 355% ao ano, segundo o Banco Central.

É para evitar esse tipo de enrascada que trouxemos algumas dicas para evitar cair na dívida rotativa do cartão de crédito.

1 – Sempre deixe a fatura do cartão para pagamento em débito automático, pois assim você evita atrasos e juros que decorre disso. Caso não goste desse modelo, deixe um lembrete no celular avisando sobre o vencimento, assim você não atrasa sua fatura.

2 – Entenda que o limite do cartão não é a sua renda, por isso, nunca deixe que o valor gasto nele ultrapasse seu salário. O valor máximo de comprometimento da sua renda deve ser de 30%, pois assim você corre menos risco de não ter dinheiro para pagar a fatura.

3 – Tente não utilizar o cartão de crédito como reserva de emergência. De preferência, tenha um dinheiro guardado para imprevistos. Caso não consiga esse valor, utilize o cartão de crédito, mas depois utilize sua reserva para pagar a fatura.

4 – Não olhe sua compra apenas pelo valor da parcela e sim, pelo valor total. Pois com um valor de parcela baixo fica mais fácil acumular dívidas. De parcela em parcela a fatura pode ficar muito alta, chegando até a ultrapassar sua renda, se descuidar.

5 – Acompanhe sua fatura com frequência. Sempre que comprar algo no cartão de crédito, entre no aplicativo do banco e veja como ficou o total da fatura. Mesmo que não tenha ficado tão alto, ela pode gerar algum problema nos próximos meses, então tente não se empolgar.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS