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Automobilística

Está mais difícil adquirir um carro zero km no Brasil; entenda o motivo

Para a classe média, o sonho do carro novo está cada vez mais distante, já que os veículos 0 Km ficaram 40% mais caros no país.

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Quem pensou em comprar um carro após a pandemia, deve ter percebido o aumento de preços desse tipo de bens. Atrelado a isso, a queda do poder aquisitivo da população dificultou ainda mais a compra de veículos, principalmente os 0 Km.

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Para a classe média, o sonho do carro novo está cada vez mais distante, já que os veículos 0 Km ficaram 40% mais caros no país. E segundo o IBGE, só no ano passado, 7,2 milhões de brasileiros decaíram para a pobreza.

Sendo assim, só quem tem a chance de comprar um carro zero é a parcela mais rica da sociedade, já que até os modelos mais simples estão com um valor alto.

O grande culpado por esse aumento é o valor da matéria prima, como os microchips, que estão quase escassos no mercado. Os juros altos no financiamento de veículos também dificultam o acesso.

Essa escassez de chips deve continuar até 2023, um dos grandes motivos para isso é a guerra da Ucrânia, já que os dois países envolvidos eram grandes fornecedores das montadoras Ford, Jaguar Land Rover e Volkswagen. Nesse cenário, as empresas têm dado preferência a modelos mais caros, onde conseguem mais margem de lucro, aposentando assim linhas mais simples.

“Na falta de carro novo em estoque, até os usados ficaram mais caros e isso dez disparar a demanda por serviços de reparação veicular. Muitos deixaram de trocar de carro para arrumar ou reformar o automóvel que já tinham”, afirmou Flavio Padovan, que é sócio da consultoria MRD Consulting.

E com o aumento do valor dos veículos, os clientes ficaram mais exigentes, exigindo maior conforto e tecnologia nos veículos. O que ressalta o ponto de que não está valendo mais a pena produzir veículos simples no país. Na lógica, se o cliente vai pagar caro por um carro zero, então, que pague caro por algo completo.

“Já que a pessoa vai gastar uma soma considerável, ela dá preferência a veículos que trazem uma percepção de maior valor agregado. Os SUVs oferecem posição de dirigir elevada, maior vão livre do solo e outras qualidades que fazem o consumidor se dispor a pagar mais por esse tipo de automóvel”, disse Cassio Pagliarini, da Bright Consulting.

Este foi um dos motivos para a Renault anunciar um foco maior no Brasil em veículos esportivos, como Sandero e Logan, com isso, deixaram os veículos compactos para a Europa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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