Economia
Operação combate trabalho escravo e resgata mais de 300 trabalhadores
Até maio desde ano, cerca de 495 trabalhadores em situação análoga à escravidão tiveram seu resgate feito no Brasil, conforme os dados do Portal da Inspeção do Trabalho.
Uma operação — que está em curso para tentar combater o trabalho, que parece escravo no Brasil, onde é tocada por diversos órgãos públicos — fez o resgate de 337 trabalhadores nessas condições em vários estados do País nos últimos dias.
Leia mais: Canal para denúncias de telemarketing abusivos é criado; Veja!
No decorrer das inspeções, também acabaram sendo identificados algumas irregularidades, como as situações de trabalho infantil, descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho, além de a falta de registro na carteira dos funcionários.
Os empregadores, que foram flagrados explorando os trabalhadores, terão que pagar as verbas salariais e também rescisórias que, no total, somam mais de R$ 3,8 milhões.
Tendo início no dia 4 de julho, a operação chamada de Operação Resgate II conta com o trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e também a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Aproximadamente, 50 equipes de fiscalização estiveram envolvidas nesta segunda etapa da Operação. A primeira delas foi realizada no ano de 2021, onde conseguiu resgatar 136 trabalhadores em condições similares às de escravidão, onde cinco eram imigrantes e oito eram crianças e adolescentes.
Até maio desde ano, cerca de 495 trabalhadores em situação análoga à escravidão tiveram seu resgate feito no Brasil, conforme os dados do Portal da Inspeção do Trabalho.
No ano de 2021, após uma sequência de quedas, o país voltou a registrar um crescimento nesse problema, 1930 pessoas foram de fato retiradas do local de trabalho por estarem sendo exploradas, o que foi o maior número desde o ano de 2013, onde 2113 trabalhadores foram resgatados desta situação.
O ano registrado em quem o Brasil teve a maior quantidade deste tipo de ocorrência foi no ano de 2007, onde 6025 trabalhadores foram resgatados.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas