Economia
Golpe do emprego falso começa a viralizar em SMS e WhatsApp
Os criminosos agem enviando mensagens por SMS ou nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, oferecendo vagas muito atrativas de emprego.
Golpistas estão se aproveitando da grande taxa de desemprego no país para reviver um golpe antigo. Nele, os criminosos prometem empregos com muitos ganhos e benefícios e, no fim, a vítima acaba perdendo recursos e saindo ainda pior financeiramente.
Leia mais: Seguro-desemprego sofre mudança conforme o reajuste do salário-mínimo
Os criminosos agem enviando mensagens por SMS ou nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, oferecendo vagas muito atrativas de emprego.
Os números das vítimas são comprados pela internet, em pacotes vendidos para esse e outros tipos de golpes. Geralmente, os golpistas nem estão em território brasileiro e, mesmo assim, conseguem convencer as vítimas a cair no golpe.
De acordo com um teste feito por uma empresa de segurança, o link enviado nas mensagens liga diretamente à vítima a um golpista, que se passa por recrutador e tenta convencer a disponibilizar dados como nome, RG e CPF.
E não para por aí, após conversar com o golpista, a vítima é encaminhada para uma plataforma de compras, onde tem um objetivo para conseguir certos ganhos. Lá, elas precisam fazer compras – geralmente com o pagamento por meio de Pix – onde receberiam algo no estilo de cashback.
Segundo o que as vítimas são levadas a acreditar, cada compra gera um crédito de 30% ou 50%, que elas podem sacas após completarem algumas missões, porém, esse dia nunca chega.
Sempre que a vítima tenta sacar o valor, é avisado que ainda precisa completar mais alguma missão ou fazer mais alguma compra. E assim os bandidos vão conseguindo extorquir as vítimas até que se toquem que estão fazendo parte de um golpe.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp