Economia
Golpe do emprego falso começa a viralizar em SMS e WhatsApp
Os criminosos agem enviando mensagens por SMS ou nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, oferecendo vagas muito atrativas de emprego.
Golpistas estão se aproveitando da grande taxa de desemprego no país para reviver um golpe antigo. Nele, os criminosos prometem empregos com muitos ganhos e benefícios e, no fim, a vítima acaba perdendo recursos e saindo ainda pior financeiramente.
Leia mais: Seguro-desemprego sofre mudança conforme o reajuste do salário-mínimo
Os criminosos agem enviando mensagens por SMS ou nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, oferecendo vagas muito atrativas de emprego.
Os números das vítimas são comprados pela internet, em pacotes vendidos para esse e outros tipos de golpes. Geralmente, os golpistas nem estão em território brasileiro e, mesmo assim, conseguem convencer as vítimas a cair no golpe.
De acordo com um teste feito por uma empresa de segurança, o link enviado nas mensagens liga diretamente à vítima a um golpista, que se passa por recrutador e tenta convencer a disponibilizar dados como nome, RG e CPF.
E não para por aí, após conversar com o golpista, a vítima é encaminhada para uma plataforma de compras, onde tem um objetivo para conseguir certos ganhos. Lá, elas precisam fazer compras – geralmente com o pagamento por meio de Pix – onde receberiam algo no estilo de cashback.
Segundo o que as vítimas são levadas a acreditar, cada compra gera um crédito de 30% ou 50%, que elas podem sacas após completarem algumas missões, porém, esse dia nunca chega.
Sempre que a vítima tenta sacar o valor, é avisado que ainda precisa completar mais alguma missão ou fazer mais alguma compra. E assim os bandidos vão conseguindo extorquir as vítimas até que se toquem que estão fazendo parte de um golpe.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto