Conecte-se conosco

Tecnologia

Descubra os países onde o WhatsApp é mais popular no mundo

Aplicativo queridinho dos brasileiros é bastante utilizado em outros locais do planeta. Pesquisa descobriu onde ele tem mais usuários ativos.

Publicado

em

Todos sabem que o WhatsApp é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares do mundo. Ele tem mais de 2 bilhões de usuários, espalhados em 180 países. Mas fica a pergunta: Onde, exatamente, ele é mais utilizado?

A praticidade e o custo zero para envio de mensagens fizeram dele uma alternativa importante para a comunicação, especialmente em regiões de economia em desenvolvimento.

No Brasil, por exemplo, onde o custo do SMS e das ligações é considerado alto, o aplicativo tornou-se, rapidamente, o preferido pela maioria.

Usuários no Brasil

Dados divulgados pelo centro de pesquisa Statista, em 2022, mostram que existem cerca de 147 milhões de usuários regulares do WhatsApp, somente, no Brasil. Isso equivale a cerca de 70% da população do país.

Uma outra pesquisa, feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, descobriu que 99% das pessoas que possuem telefone celular no Brasil têm o aplicativo WhatsApp instalado e que 85% fazem uso dele diariamente.

Onde o app é mais utilizado?

Todo esse contexto coloca o Brasil como o segundo país no ranking, entre os que mais utilizam WhatsApp no mundo. Nós só ficamos atrás da Índia, país cuja população é composta por mais de 1 bilhão de habitantes.

A pesquisa descobriu que, entre os indianos, 82% das pessoas que possuem linhas de telefone móvel são usuárias ativas de WhatsApp.

O levantamento da Statista mostra, ainda, que o aplicativo é bastante popular na África do Sul, Indonésia, Rússia e  na América Latina, em geral.

Onde se utiliza menos?

Essa realidade, no entanto, não se confirma em todos os locais. Existem países onde o uso e opção pelo WhatsApp não ocorre na mesma intensidade do que se evidencia no Brasil e na Índia, por exemplo.

Muitos países desenvolvidos possuem baixa adesão ao aplicativo e mantêm uma forte cultura do envio de SMS. São locais onde os planos de telefonia são acessíveis e é raro existir um plano pré-pago.

Todo esse cenário acaba por definir os hábitos e comportamentos da população local. A Bélgica, país-sede da União Europeia, tem como principais meios de comunicação on-line a ligação telefônica e o envio de mensagens por e-mail.

Tecnologia 2G

Especialistas destacam que essa tendência, nos países desenvolvidos, surgiu antes mesmo da era dos smartphones,  no período caracterizado pela expansão da infraestrutura e tecnologia 2G.

Ela permitiu às operadoras de telefonia local que oferecessem planos com ligações ilimitadas e SMS sem custos, algo que demorou um pouco mais para chegar em países com economia em desenvolvimento.

Existem outros aplicativos?

Para um brasileiro, tão habituado ao WhatsApp, é até difícil de impor ou sugerir o uso de outro aplicativo. Saiba, no entanto, que existem outras opções populares, e com características semelhantes, por aí.

Na China, por exemplo, o app mais utilizado é o WeChat. No Japão, é o Line e, em países do leste europeu, utiliza-se bastante o Viber.

A pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box descobriu, ainda, que, entre os brasileiros, ocorre muita comunicação por texto e voz a partir do Instagram (82%), Facebook Messenger (71%) e Telegram (60%).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS