Conecte-se conosco

Agronegócio

Chá de alecrim: conheça os benefícios da bebida para a saúde

Bebida ajuda no controle do índice glicêmico, combate a inflamação e muito mais!

Publicado

em

O alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é rico em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes. Muito utilizado como tempero e planta medicinal, o alecrim possui propriedades terapêuticas, além de ser bem aromático e de fácil cultivo.

O chá de alecrim, em especial, é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos diversos benefícios para a saúde, além de ser uma fonte importante de vitaminas A C, potássio, cálcio e substâncias medicinais que ajudam a equilibrar o organismo. Além disso, o consumo do chá é indicado para fortalecer a imunidade e tratar de uma série de problemas, como:

  • Auxiliar no alívio de dor de cabeça
  • Combate o cansaço frequente
  • Melhora a digestão
  • Favorece o crescimento do cabelo
  • Evita o envelhecimento precoce

Além dos benefícios citados anteriormente, o consumo do chá de alecrim auxilia no:

Controle do índice glicêmico

O chá de alecrim contribui para o bom funcionamento do sistema endócrino, principalmente para quem tem diabetes, pois ajuda a manter uma produção de insulina e outros hormônios equilibrada.

É um excelente diurético

O chá de alecrim pode ser utilizado em dietas para baixar peso e combater retenção de líquidos no corpo, pois aumenta a produção de urina e estimula o organismo a eliminar líquidos e toxinas acumuladas, sendo assim, um excelente diurético, ótimo para a saúde.

Melhora a circulação sanguínea

O chá de alecrim é considerado um grande aliado quando se trata de garantir um bom funcionamento do sistema circulatório. Isso porque ele auxilia no controle do colesterol, evitando o acúmulo de gorduras, além de possuir efeito anticoagulante, melhorando o fluxo sanguíneo e ajudando na oxigenação do corpo.

Combate a inflamação

O chá de alecrim é excelente para combater a inflamação e aliviar a dor, o inchaço e o mal estar, ajudando a combater inclusive inflamações no joelho, tendinite e gastrite.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS