Conecte-se conosco

Política

Saiba o que é necessário para ter uma pesquisa eleitoral registrada

Próximo das eleições é bastante comum que a população encontre nas redes sociais alguns números e gráficos com dados que podem estar alterados

Publicado

em

Muita gente sabe que as pesquisas eleitorais estão sempre sofrendo críticas e questionamentos. Durante esse período que estamos passando próximo das eleições é bastante comum que a população encontre nas redes sociais alguns números e gráficos com dados que podem estar alterados, manipulados ou até mesmo compartilhando dados de pesquisas que não existem.

Com base nisso, surge a dúvida sobre como saber se uma pesquisa eleitoral é verdadeira, então separamos aqui algumas informações sobre como identificar pesquisas eleitorais falsas.

1. REGISTRO NO TSE

Primeiramente, todas as pesquisas eleitorais que podem ser divulgadas em ano de eleição e terem seu devido valor legal, precisam estar de fato registradas na Justiça Eleitoral.

Isso é algo que é exigido para as entidades e empresas que realizam estas pesquisas sobre a opinião pública. Esse é um dos fatores que comprova a veracidade de um levantamento feito por um instituto de pesquisa que é registrado. O registro deve ser realizado no TSE, para as pesquisas nacionais e no TER para os levantamentos regionais.

2. REGRAS ESPECÍFICAS EM ANO ELEITORAL

Durante o ano em que estará sendo feita uma eleição, a realização de pesquisas ou enquetes que não tenham respeitado os limites estipulados não é permitida, ou seja, a partir do primeiro dia do ano eleitoral quem não estiver regulamentado pelos órgãos responsáveis não pode fazer esse tipo de pesquisa.

3. METODOLOGIA, MARGEM DE ERRO E INTERVALO

A fim de conseguir um registro legal, os institutos de pesquisa devem informar a Justiça Eleitoral quem fez a contratação do levantamento e qual foi o valor pago pelo serviço.

Também é preciso ser apresentado a forma que foi feita a pesquisa e o tempo que a pesquisa teve de andamento, detalhando o plano de amostragem, intervalo de confiança, sistema para verificação, margem de erro e também mostrar qual é o questionário que estará sendo aplicado.

Tudo isso que informamos sobre as exigências aqui, vieram da Lei 9.504/1997, que é o que define o que precisa ser feito para que uma pesquisa eleitoral de opinião pública seja registrada.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS