Conecte-se conosco

Curiosidades

Se eu perder algum documento comprobatório, ainda consigo me aposentar?

Muitas pessoas possuem a dúvida se relamente é possível dar entrada na aposentadoria em caso de perda de documentos. Confira aqui!

Publicado

em

aposentados

Sem sombra de dúvidas, é sabido que os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para dar entrada na sua aposentadoria depois de passar alguns anos contribuindo para a Previdência, precisam fazer a apresentação de uma série de documentos que permitirão que esse trabalhador que já cumpriu com a sua jornada de trabalho existencial consiga se apostar e dar entrada ao processo de aposentadoria.

No entanto, caso esse trabalhador venha a perder alguns dos documentos, seja por qualquer motivo, ainda existem chances de comprovar que ele realmente fez a sua contribuição para a previdência social. De fato, hoje, é possível que o trabalhador contribuinte consiga fazer o acesso e consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). No Cnis, o governo federal faz o registro, por intermédio das informações que as empresas repassam para o governo acerca das informações de emprego e previdência em relação a um determinado trabalhador.

Além disso, todos os recolhimentos individuais do contribuinte também constam diretamente no Cnis. Por conseguinte, é importante destacar que essas informações encontram-se no site ou no aplicativo do Meu INSS, sendo que também existe a possibilidade das agência do INSS também fazerem a impressão dessas informações e entregarem diretamente ao trabalhador.

Por fim, é importante destacar que em alguns casos a legislação previdenciária faz a solicitação de alguns documentos comprobatórios mesmo com a apresentação dos dados que estão localizados no Cnis, sendo esses: Contrato de trabalho e termo de rescisão de contrato; Cópia da ficha de registro de empregados da empresa; Comprovante de férias; Declarações do Imposto de Renda; Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); e Holerites.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS