Conecte-se conosco

Economia

CNIS: conheça as vantagens do cadastro para sua aposentadoria

O CNIS é o cadastro do governo que reúne dados dos trabalhadores. Fazer o acerto dos dados é fundamental para os procesos de aposentadoria.

Publicado

em

Como conseguir a melhor aposentadoria

O que é CNIS? O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um banco de dados do governo federal. Ou seja, por meio dele é registrada toda informação trabalhista e previdenciária dos brasileiros que trabalham com carteira assinada.

É com base no cadastro que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que a análise dos pedidos de aposentadoria é feita. Por isso, estar em acerto com o cadastro é tão fundamental.

Para ter o cadastro em dia são três opções: por meio do aplicativo do INSS; presencialmente nas agências do instituto ou também pelo site do INSS.

Como funciona o CNIS na aposentadoria

Primeiramente é bom saber que problemas no CNIS podem atrapalhar o processo de aposentadoria. Além disso, o INSS usa a base de dados do cadastro para calcular os valores.
Ou seja, é o cadastro que reúne todas as informações de dados dos contribuintes que estão na base do INSS. O cadastro é feito em qualquer agência do INSS ou pelo telefone 135.
O acerto do CNIS é o primeiro passo no processo de aposentadoria. Por exemplo, ele evita a perda de tempo e centraliza os dados que são importantes para conseguir se aposentar.
Além disso, se as informações estiverem erradas no cadastro, o benefício da aposentadoria pode ser negado. Em outros casos pode até ser aprovado, mas com valores menores que os esperados.
No site do INSS os interessados também podem solicitar o extrato de contribuição de forma gratuita pelo site do INSS. Dessa forma é possível consultar o nome o período trabalhado, o salário recebido ao longo desse tempo, assim como as contribuições realizadas durante o período de trabalho.

Documentos necessários para o CNIS

Alguns erros no cadastro precisam ser corrigidos. Para isso, os trabalhadores apresentam a carteira de trabalho, holerites, termo de rescisão dos contratos de trabalho e carnês que comprovem a contribuição.
Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS