Conecte-se conosco

Agronegócio

Zamioculca: conheça essa planta de fácil cultivo

Ideal para ambientes internos, a zamioculca é pouco exigente com relação a cuidados.

Publicado

em

A zamioculca, nome científico Zamioculcas Zamiifolia, é originária da África e pertence à família das Aráceas, a mesma do copo de leite e dos antúrios. É muito conhecida pela sua folhagem ornamental de tom verde-escuro, sendo especialmente indicada para a decoração de ambientes internos, vez que se adapta bem a meia sombra e é pouco exigente com relação a cuidados, carecendo, pois, de baixa manutenção.

Além de suas características ornamentais, a zamioculca também é conhecida por atrair proteção, sorte e prosperidade. Portanto, está aí uma ótima opção para colocar na porta de entrada da sua casa. Os cuidados básicos para o cultivo dessa espécie você vê logo abaixo.

Plantio 

As mudas de zamioculca podem ser adquiridas facilmente em qualquer viveiro ou floricultura, e o plantio pode ser feito em vasos. Para isso, escolha um vaso de bom tamanho que apresente orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedras no fundo e cubra com manta de bidim. Depois, preencha com substrato apropriado: terra vegetal, adubo orgânico e húmus de minhoca. Cave uma cova rasa e insira a muda de zamioculca afofando bem a terra.

Regas

Nos primeiros dias é importante regar a planta com maior frequência. O solo deve ficar levemente úmido, nunca encharcado. Depois que as raízes firmarem, vá diminuindo as regas gradativamente. A zamioculca é resistente e sobrevive a longos períodos sem água. Portanto, duas regas por semana é o suficiente. 

Luz

A zamioculca pode ser cultivada à meia sombra. É importante que as condições de luminosidade sejam boas, sendo ideal mantê-la perto de portas e janelas. Não há necessidade de incidência de sol direto sobre a planta. 

Adubação

A cada 3 ou 4 meses, faça a adubação orgânica do solo para que a sua plantinha fique sempre saudável e nutrida. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS