Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar milho de pipoca

Aprenda a cultivar milho de pipoca a partir do grão comprado no mercado.

Publicado

em

pipoca

A pipoca é um alimento gostoso, cheiroso, rico em fibras e antioxidantes. Além disso, o milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca. Diferentemente do milho comum, o milho de pipoca estoura depois de seco se aquecido em uma pipoqueira ou outro utensílio. Desse modo, ele também tem exigências um pouco diferentes na hora do plantio e do cultivo. Assim, se você tem interesse em plantar milho de pipoca para consumo próprio, fique atento ao passo a passo para que suas plantinhas se desenvolvam bem e para que você possa, muito em breve, saborear milho de pipoca totalmente orgânico. Veja!

Passo a passo

Você pode plantar o milho de pipoca vendido nos supermercados. Todavia, há necessidade de fazer o teste de fertilidade, vez que nem todos os milhos vendidos dessa forma são férteis. Por isso, pegue um saco de milho de pipoca e plante alguns grãos. Se germinarem em uma semana, são férteis. Caso não germinem passadas mais de duas semanas, são inférteis. Sendo assim, adquira os grãos em lojas agropecuárias especializadas.

Com os grãos em mãos, será necessário fazer a hidratação das sementes. Para isso, basta coloca-las em um recipiente com água por cerca de 12 horas. Esse processo vai ajudar na germinação. O plantio pode ser realizado em canteiros, quintais, jardins e até mesmo em vasos, desde que tenham com tamanho e profundidade. Para plantio em vasos, certifique-se que apresentam orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo para só depois adicionar substrato.

O substrato para plantio deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Dessa forma, faça adubação orgânica. Isso vai ajudar o milho a se desenvolver melhor. Plante algumas sementes de forma bem espaçada, e em seguida, regue de modo que a terra fique levemente úmida.

O milho deve ficar em local bem iluminado e com incidência de luz direta. As sementes brotarão entre três e doze dias. Regue bastante. A planta é sedenta e precisa de 5 cm de água por semana, dependendo do solo, até estar pronta para ser colhida, o que levará cerca de 100 dias.

Fique de olho nas ervas daninhas. Elas podem danificar o milho usando a água e os nutrientes de que ele precisa para sobreviver. Para se livrar delas, você pode simplesmente cultivar o solo ao redor do cereal, tomando cuidado para não danificar as raízes do milho.

Atento a todos os cuidados básicos necessários, em poucos dias você terá milho à disposição para saborear cada grãozinho com muita satisfação e contentamento.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS