Conecte-se conosco

Agronegócio

Orquídea sapatinho: aprenda o passo a passo de como realizar o plantio

Veja as condições ideais para o bom desenvolvimento da planta.

Publicado

em

Muito conhecida por ser uma planta ornamental e de floração única, a orquídea sapatinho, pertence ao gênero Paphiopedilum, que engloba mais de 90 espécies já catalogadas na área de concentração de orquídea.

Essa espécie possui variedades de cores, sendo as mais comuns: vermelho, rosa, branco e amarelo. Por isso, hoje vamos mostrar quais as condições ideais para o bom desenvolvimento da planta e como realizar o seu cultivo. Confira!

Como plantar orquídea sapatinho

Além da beleza encantadora, o sapatinho é um tipo de orquídea muito resistente. Para realizar o cultivo da planta, é possível adquirir a espécie na forma de mudas ou de sementes.

Substrato

A orquídea não necessita de substratos especiais para o seu bom desenvolvimento. Para auxiliar no desenvolvimento da planta e na floração, é possível usar adubos naturais ou fertilizantes químicos. Basta misturar um pouco de terra de jardim, composto orgânico e húmus de minhoca.

Vaso

O local ideal para manter as orquídeas desse gênero são em espaços próximos a janelas ou em jardins, bem arejados e que recebam luminosidade, mas sem incidência direta de sol.

Além disso, a escolha do vaso ideal é importante nessa etapa. É necessário escolher um recipiente que permite a transpiração e auxilia no controle da umidade, sendo os vasos de barro e de tamanho médio, o material ideal. Recipientes de plástico não correspondem a estes quesitos.

Passo a passo de como realizar o plantio da orquídea sapatinho

Para realizar o plantio, é necessário:

  • Colocar algumas pedrinhas no fundo do vaso;
  • Depois, adicionar o substrato;
  • Em seguida, faça uma cova de cinco centímetros;
  • Depois, coloque uma semente no buraco e enterre-a;
  • Por fim, faça a rega após o plantio.

Caso você escolha o plantio por meio de mudas, é recomendado fazer o transplante após o período de floração. Desse modo, basta cavar um buraco com tamanho suficiente para caber as raízes da planta e realizar o plantio no local escolhido.

Rega

Faça a irrigação apenas quando o substrato estiver totalmente seco e não permita que o solo fique sempre úmido. Isso resulta no apodrecimento das raízes, prejudicando a saúde da sua orquídea.

Luminosidade

Deixe sua orquídea sapatinho em um local de sombra parcial, e nunca exposta à luz direta do sol. Isso pode causar queimadura de suas folhas e flores.

Podas

Para estimular o crescimento de novos brotos, é indicado realizar podas após a floração.

Adubação

Por fim, caso você queira que suas flores durem mais, faça a adubação da orquídea sapatinho pelo menos uma vez por mês. É recomendado utilizar fertilizantes NPK ou adubos orgânicos.

Agora que você sabe como realizar o cultivo da orquídea sapatinho, que tal iniciar o seu próprio plantio? A decoração do seu ambiente ficará ainda mais charmosa!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS