Política
Eleitor terá que entregar celular antes da votação, de acordo com TSE
De acordo com o ministro, em eleições passadas os celulares foram utilizados por milicias para comprovar o voto dos eleitores, por meio de vídeos.
Para garantir o sigilo do voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular, nem mesmo no bolso. Para isso, poderão ser utilizados detectores de metais.
Leia mais: Com foco nas eleições, novos auxílios podem ser barrados pelo TSE
A consulta foi feita pela União Brasil e os ministros responderam que os celulares deverão ser entregues antes do eleitor entrar na cabine de votação, sem a possibilidade de o mesmo entrar com o aparelho no bolso ou desligado. O aparelho será devolvido assim que o voto terminar.
A resolução que valida essa nova exigência deve ser aprovada na próxima semana. Para fazer o armazenamento dos aparelhos, uma mesa será criada, e caso o eleitor se recuse a entregá-lo, estará cometendo um crime eleitoral, que necessitará da presença da polícia.
O uso de celulares no momento da votação compromete o sigilo do voto, e de acordo com o ministro Alexandre de Moraes este ato é um crime eleitoral.
“Lembrava o ministro Ricardo Lewandowski que houve uma flexibilização para que entrasse, desde que desligado, desde que no bolso. Nós percebemos que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine, que é indevassável, para saber se a pessoa ligou ou não o celular”, disse ele.
De acordo com o ministro, em eleições passadas os celulares foram utilizados por milícias para comprovar o voto dos eleitores, por meio de vídeos. Além disso, estavam oferecendo vantagens aos eleitores em troca do voto.
O ministro Ricardo Lewandowski alerta aos eleitores que não quiserem deixar seus aparelhos na mesa, para que deixem em casa. Já Carmem Lúcia afirma que a medida é em benefício do próprio eleitor.

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia14 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano1 dia atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor