Economia
Outubro terá pagamento de 100% do valor do Vale Gás
Saiba se você está apto a receber as próximas parcelas do Vale Gás e como é feito o cálculo do valor total do botijão.
O Vale Gás é um auxílio pago bimestralmente, por isso no mês de setembro não haverá pagamento. Porém, em outubro, os beneficiários receberão o valor total da média nacional do botijão de gás, ao contrário dos outros meses, quando recebiam 50% do valor.
No mês de agosto já foi pago o valor cheio, e mais de 5,6 milhões de famílias receberam R$ 110, que foi a média calculada do valor nacional do botijão de 13kg. O valor total será pago até o final do ano, referente aos meses de agosto, outubro e dezembro, A partir de janeiro de 2023, as famílias voltam a receber 50% do valor.
Para receber o auxílio é preciso que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único e tenham renda per capta mensal menor que R$ 606. Famílias com membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) também têm direito.
É importante lembrar que mulheres que foram vítimas de violência doméstica e estão sob medida protetiva têm prioridade para o recebimento do auxílio.
A inscrição das famílias participantes do programa acontece automaticamente, por meio do Cadastro Único. Porém, nem todas as famílias inscritas no Cadúnico garantem o recebimento do Vale Gás; é preciso cumprir os requisitos e passar por avaliação dos profissionais autorizados.
O pagamento do auxílio é feito nos meses pares, junto às parcelas do Auxílio Brasil. Para receber o valor, pode ser utilizado o mesmo cartão e senha do auxílio, e o saque pode ser feito em lotéricas ou por meio digital no aplicativo Caixa Tem, onde é possível utilizar o valor para fazer compras, pagar contas e realizar transferências.
O valor do benefício é calculado pela média do preço do botijão nos últimos seis meses e é divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis até o 10º dia útil de cada mês.
Para saber a situação do benefício, basta entrar no aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem, comparecer presencialmente em uma agência da Caixa para se informar ou entrar em contato pelo telefone 111.

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