Conecte-se conosco

Agronegócio

Cultive manga a partir do caroço

Saiba como plantar manga de forma pratica e muito eficiente.

Publicado

em

A manga é um fruto muito nutritivo amplamente cultivado em todo o mundo. Em sua composição, apresenta grande quantidade de vitaminas, carboidratos, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, ferro, magnésio, zinco e cálcio.

Nesse sentido, a manga traz inúmeros benefícios para a saúde do organismo, entre eles, o combate ao colesterol ruim, a prevenção do envelhecimento precoce, o aumento do metabolismo, o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, além de promover a perda de peso e muito mais.

Por isso, ter mangas orgânicas em casa mostra-se formidável. O plantio da fruta, apesar de requerer paciência e alguns cuidados básicos do cultivo tradicional, é simples e eficiente, podendo ser feito a partir do caroço retirado de um fruto saudável. Veja só como fazer!

Plantio da manga

Inicialmente, cabe ressaltar que a manga se adapta mais facilmente em climas tropicais e subtropicais. Sendo assim, fique atento às condições climáticas do local onde você mora. Isso fará toda diferença no bom desenvolvimento da planta.

Retire o caroço de um fruto maduro e saudável. Limpe bem até sair toda a polpa e, em seguida, coloque ao sol para que seque por cerca de 4 dias. Assim que estiver bem seco, faça um corte na horizontal com muito cuidado, para que se possa abrir o caroço e retirar a semente.

Em um vaso com orifícios de drenagem, coloque substrato rico em matéria orgânica. Faça uma pequena cova e deposite a semente deitada. Cubra com terra e depois regue com um borrifador até que o solo fique úmido.

Nos primeiros meses, regue frequentemente. O ideal é deixar as mudas em local com boas condições de luminosidade, sem incidência de sol direto. Assim que as sementes germinarem, vá colocando no sol gradativamente.

Dentro de um a dois meses, as sementes começam a germinar. É importante fazer a adubação da planta regularmente para que não faltem nutrientes eficazes para seu crescimento.

Depois que as mudas atingirem tamanho maior e estiverem firmes, faça a transplantação para o local definitivo, sempre tomando muito cuidado para não danificar as raízes.

Depois de 3 anos, a árvore começa a dar frutos, a depender, é claro, das condições de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS