Agronegócio
Como cultivar tabaco
Saiba quais são as principais dicas para o cultivo do tabaco.
O tabaco é uma planta do gênero Nicotiana, cujas folhas são usadas na fabricação de charutos, fumo de cigarro e cachimbo. Trata-se de um produto processado, consumido como “droga recreativa”. Além disso, pode também ser utilizado como remédio, pesticida, fertilizante, inseticida e na fabricação de desinfetantes.
Há séculos, fazendeiros e jardineiros cultivam tabaco para uso pessoal e também para venda. Embora, atualmente, quase todo o tabaco seja produzido por grandes empresas, ainda é possível cultivá-lo por conta própria.
Contudo, o cultivo da planta requer muita dedicação e paciência. Fique atento às principais dicas para realizar o plantio do tabaco com excelência e obter êxito na colheita!
Semeadura
Adquira as sementes e comece realizando o plantio em uma sementeira. Coloque substrato fértil e não exagere quando for colocar as sementes na terra.
As sementes do tabaco são muito pequenas, contudo, é importante deixar um espaçamento adequado entre elas. As sementes do tabaco exigem temperaturas quentes, que variam entre 23°C a 26°C, para que germinem adequadamente.
Outra dica relevante é não cobrir as sementes com terra, já que precisam de luz para germinar, basta apenas deixa-las sobre o substrato até que brotem.
Isso acontece entre 7 a 10 dias. Durante esse período, regue regularmente com um borrifador e deixe em local com boas condições de luminosidade, sem incidência de sol direto.
Solo e transplantação do tabaco
Depois que as mudas se desenvolverem e estiverem firmes (em cerca de 3 semanas), faça a transplantação para o local definitivo.
Via de regra, o solo deve apresentar boa drenagem e boas quantidades de matéria orgânica. Imprescindível também que seja levemente ácido (pH 5,8), caso contrário não irá prosperar.
Se preferir, você também pode realizar o plantio em vasos, desde que sejam grandes e apresentem orifícios de drenagem, para que a planta se desenvolva adequadamente.
Clima e luminosidade
A temperatura ideal para o cultivo é entre 20°C a 30°C. Depois que as mudas estiverem grandinhas, vá inserindo na luz direta gradativamente. As condições de luminosidade devem ser sempre boas.
Regas
Nos primeiros meses, regue com frequência de modo que o solo fique levemente úmido, nunca encharcado. Depois, vá diminuindo as regas. Mas, atenção! Nunca deixe que a terra fique seca demais.
Fertilização
Se a planta começar a ficar amarelada ou atrofiada, pode ser necessário aplicar uma dose de fertilizante. Faça isto moderadamente, para não ocasionar queimaduras ou crescimento exagerado. Aplique um fertilizante com baixo teor de cloro, que contenha apenas nitrogênio na forma de nitrato.
Colheita do tabaco
Os pés de tabaco estarão prontos para a colheita até 3 meses após o plantio. Uma dica é remover as flores quando começarem a aparecer, visto que elas inibem o crescimento das folhas e competem pelo sol, portanto, removê-las é importante para obter o maior número de folhas de tabaco possível.
-
Tecnologia23 horas atrás
Não gostou do assistente? Saiba como tirar a Meta IA do seu WhatsApp
-
Finanças14 horas atrás
Arquiteta recebe PIX de R$ 10 mil por engano e tem atitude inacreditável
-
Economia1 dia atrás
Quanto faturam os maiores influenciadores do mundo? Forbes acaba de revelar
-
Política18 horas atrás
Disputa por terras desafia preservação em Jericoacoara, no Ceará
-
Agronegócio2 dias atrás
Sim, elas existem! Plantas ideais para aumentar a produtividade no trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Cheque especial é um facilitador ou armadilha financeira?
-
Empresas2 dias atrás
Unicórnios individuais já são realidade e comprovam profecia de Sam Altman
-
Empresas2 dias atrás
Adeus, operadoras tradicionais! Nubank lança serviço de telefonia móvel