Carreira
Empregos que serão extintos nos próximos anos no Brasil
O avanço da tecnologia está modificando rapidamente a demanda do mercado por profissionais, o que pode ocasionar no fim de algumas carreiras.
O mercado de trabalho sofreu uma grande mudança após a pandemia de Covid-19, principalmente, porque a tecnologia recebeu um grande impulso. A aceleração do desenvolvimento de tecnologias, junto a uma demanda diferente no mundo digital, fez com que algumas carreiras se tornassem mais requisitadas do que outras.
E este cenário acaba contribuindo para a desvalorização de algumas carreiras, principalmente, aquelas que são facilmente substituíveis pela automação. Nos Estados Unidos, isso já vem acontecendo e estima-se que até 2030, 20 milhões de empregos serão substituídos por robôs.
No Brasil, muitas demissões devido à pandemia se tornaram permanentes, por conta de soluções tecnológicas que foram inventadas para suprir este déficit de mão de obra, já que durante o auge da infecção, os trabalhadores tiveram que se afastar do ambiente de trabalho.
Um estudo da Becker Friedman Institute, da Universidade de Chicago, avaliou as carreiras que mais tem chances de serem substituídas no Brasil, e mostrou que cerca de 55% dos empregos formais podem simplesmente desaparecer em um período muito curto, como 10 ou 20 anos.
Entre as carreiras que mais tem chances de desaparecerem estão os operadores de entrada de dados, agentes de seguros, motoristas de taxi, telemarketing ativo e despachantes aduaneiros.
O estudo também mostrou quais são as carreiras que têm menos chances de desaparecerem e, entre elas, estão os nutricionistas, gerentes de hotéis, médicos especialistas, profissionais do sexo e psicólogos.
Os dados mostram que carreiras onde o profissional precisa lidar diretamente com pessoas e resolver situações que demandam emoções são as mais difíceis de serem substituídas pela tecnologia que vem crescendo. Bem como trabalhos que exigem muita criatividade, originalidade e funções motoras não são ameaçados pelo avanço tecnológico.
Porém, aqueles empregos manuais, que não necessitam de tanto juízo e nem da tomada de decisão humana, provavelmente serão extintos nas próximas décadas. Mas isso abre uma porta para quem deseja se especializar na área de tecnologia e encontrar um espaço no desenvolvimento destas novas máquinas.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?