Conecte-se conosco

Carreira

O futuro espera o trabalhador com carreiras mais caleidoscópicas

Atualmente é comum se deparar dentro da vida profissional com indivíduos capacitados trabalhando em mais de uma área.

Publicado

em

Você já deve ter trabalhado caleidoscopicamente alguma vez na vida. Pense bem! Atualmente, é comum se deparar, dentro da vida profissional, com indivíduos capacitados atuando em mais de uma área, inclusive, exercendo até 3 ou mais atividades simultaneamente.

Veja também: LinkedIn permitirá que seus funcionários optem por trabalho remoto

De fato, vemos cada vez mais descrições profissionais exemplificando diversas atividades. Por exemplo: “professor/escritor/palestrante” ou até mesmo mesmo, “cantor, dançarino, apresentador, comediante” e por aí vai. Sendo assim, em sua trajetória profissional, você já se viu obrigado a manter uma carreira mais aberta e fluída?

Por uma ótica, é tranquilizante perceber que não precisamos seguir um mesmo nicho, repetindo a mesma função, pelo resto da vida. Entendendo que sob a perspectiva caleidoscópica de carreira, podemos, mais que tudo, DEVEMOS nos apaixonar por outras atividades. Por outro lado, é inegável que um mercado de trabalho tão incerto cause em qualquer ser humano, fortes crises de ansiedade em relação ao futuro.

Cada vez mais é valorizado como um grande diferencial aos candidatos às vagas de emprego, a habilidade de ser mais flexível quanto aos setores determinados. Empreender, mesmo que em situações normais, significa enfrentar grandes desafios financeiros.

É racional preferir candidatos aptos a se desenvolver em mais de uma atividade. E, levando em consideração o cenário mundial hoje, com diversas crises e conflitos para o trabalhador, se tornou essencial procurar desenvolver novas skills para sobreviver nesse mercado tão ascendente.

O modelo conhecido como carreira caleidoscópica estuda como os indivíduos desenham suas carreiras segundo três parâmetros: crescimento, equilíbrio e autenticidade, que podem se alternar em diferentes momentos.

Dificilmente será possível em só uma área obter os 3 itens simultaneamente. Mas, podem ser facilmente desfrutados de maneira concentrada, ora em um nicho que vise seu crescimento financeiro e ou intelectual, ora que busque equilíbrio e estabilidade para aproveitar outras situações como a maternidade, por exemplo, ou, de forma utópica, sacie desejos de conquistas pessoais pautadas em valores morais.

Para mandar bem em carreiras caleidoscópicas significa estar em dia com autoconhecimento, aliado a um planejamento de carreira, o trabalhador de qualquer área precisa não em um futuro tão distante, mudar e se adaptar aos diferentes ângulos de “luz” que a vida apresenta ao longo da carreira.

E fazendo isso, quem sabe, você se veja numa linda combinação caleidoscópica que nunca pensou estar.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS