Agronegócio
Azaleia: saiba como cultivar essa planta maravilhosa
Confira dicas e cuidados principais para o cultivo da azaleia em vasos.
As azaleias, sem dúvidas, são plantas de beleza extrema, que dificilmente passam despercebidas aos olhos humanos. Com uma grande variedade de formas, cores e tamanhos, a azaleia se adapta bem em canteiros, jardins, vasos e jardineiras.
Sua manutenção também se mostra fácil, e a planta requer apenas os cuidados básicos do cultivo tradicional, sendo, portanto, pouco exigente. Sua fácil hibridização faz com que apareçam novas variedades todos os anos, que também se tornam mais adaptáveis em diferentes climas.
Além disso, sua floração costuma ocorrer na primavera, porém algumas variedades florescem durante o ano todo. Dessa forma, ter azaleias em casa vai dar um charme todo especial na sua decoração. Sendo assim, fique atento as principais dicas para cultivo dessa planta.
Dicas de como plantar
Mudas
Você pode fazer o cultivo da azaleia por meio de mudas já desenvolvidas, facilmente encontradas em qualquer viveiro ou floricultura. Contudo, caso queira você mesmo fazer a propagação da azaleia, saiba que ela pode ser realizada de 4 maneiras diferentes.
O primeiro é o método de corte, onde é retirado um pedaço de galho ainda jovem, e depois insere-se a rama em um solo já fertilizado para que possa criar raízes e se proliferar. O segundo é feito por estratificação, no qual os galhos de plantas mais antigas são amarrados na sua base, com o intuito de fazer com que a azaleia cresça mais nas raízes, para que depois ela possa ser separada em vários brotos jovens.
O terceiro método é o enxerto, que consiste em retirar um pedaço de uma planta mais velha e amarrar ao broto da mais jovem para gerar híbridos. E o último tipo de propagação se faz por meio das sementes, que caem naturalmente da azaleia. Enfim, selecione a técnica que melhor lhe aprouver.
Vaso e substrato
Para cultivo em vaso, escolha uma de bom tamanho e profundidade e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque no fundo uma camada de pedriscos e depois preencha com terra adubada. Os solos mais ácidos (com pH variando de 4,5 a 6) e bem drenados são ideais para a Azaleia.
Luminosidade
As condições de luminosidade devem ser boas, sendo que o mais adequado é que a planta fique à meia sombra, vez que a exposição excessiva ao sol pode queimar suas folhas e flores.
Regas
As plantas mais jovens necessitam de mais água para se desenvolverem. Assim, o ideal é regá-las bem pouco todas as manhãs. Depois que atingem bom tamanho e ficam mais resistentes, as regas podem ser diminuídas gradativamente. Dependendo das condições de temperatura, será necessário regar a planta apenas duas vezes na semana.
Fertilização
Periodicamente, faça a fertilização do solo para que sua plantinha cresça vigorosa e cheia de saúde. Isso vai contribuir para que sua azaleia fique bem nutrida, insuscetível a pragas e com uma floração admirável.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Política11 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas