Conecte-se conosco

Empresas

Google adota nova política que deve afetar muitas empresas negativamente. Entenda!

O Google resolveu mudar sua política, e essa decisão irá afetar diversas empresas. Entenda o que está ocorrendo!

Publicado

em

Ao que tudo indica, o Google está pensando em realmente proibir aplicativos de VPN, que possibilitam o bloqueio de publicidade em determinadas plataformas, que estão disponíveis na sua loja de aplicativos do Android, a Play Store. Na realidade, esse anúncio foi feito no dia 30 de agosto de 2022 pela própria empresa. Em suma, acredita-se que essa mudança repentina deve causar alguns impactos significativos numa esfera não tão positiva. Acontece que, com isso, alguns problemas poderão ser ocasionados para muitos aplicativos, em especial para aqueles que são focados na privacidade dos usuários.

Em vista disso, é importante ressaltar que, de acordo com o Google, essa nova política adotada pela empresa deverá entrar em vigor, efetivamente, no dia 1º de novembro de 2022. Quando a implementação ocorrer de fato, acabará somente com os aplicativos que ainda fazem uso da classe base Android VPNService, e que funcionam como uma espécie de abertura de um portal seguro no nível do dispositivo para um serviço remoto. Além disso, essas VPNs, no entanto, não podem em hipótese alguma “manipular anúncios que podem afetar a monetização de aplicativos”.

Em suma, essa nova política adotada pela Big Tech possui a finalidade de tentar impedir serviços de VPN que capturam dados, além de evitar possíveis fraudes que costumam ocorrer através de anúncios. No que tange os termos de condições do Google Play, esses fazem a previsão de que os desenvolvedores precisam declarar o uso do recurso na listagem da própria loja da empresa de aplicativos, bem como devem cumprir a função de criar criptografias para os dados dos dispositivos para o endpoint da VPN.

A fabricante sueca Blokada, que foi responsável por desenvolver um aplicativo voltado ao bloqueio de anúncios, teme que essa nova política do Google afete diretamente a interação do seu software com os outros aplicativos orientados a privacidade. “O Google afirma estar reprimindo aplicativos que usam o serviço VPN para rastrear dados de usuários ou redirecionar o tráfego de usuários para ganhar dinheiro por meio de anúncios”, escreveu Reda Labdaoui, gerente de marketing e vendas da Blokada, em um post no blog da empresa.

Destarte, possivelmente, as empresas que serão diretamente afetadas por essa nova política adotada pelo Google deverão recorrer e enfrentar esse novo cenário que chegou de paraquedas para muitas companhias que não contavam com essa mudança drástica.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS