Mercado de Trabalho
Veja quais são as 5 doenças que mais afetam os trabalhadores
Muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que na própria casa, mas o trabalho em excesso pode causar danos à saúde. Confira!
Quais são as doenças que mais afetam os trabalhadores? Já parou para pensar que, diariamente, milhões de pessoas deixam o conforto do lar para trabalhar excessivamente?
Não é que um trabalho específico esteja causando doenças em trabalhadores, está muito longe disso. O trabalho é um momento importante para a vida do cidadão por inúmeros motivos. No Brasil, por exemplo, temos trabalhadores que passam mais tempo em seus trabalhos do que na própria casa.
E apesar disso ser cada vez mais corriqueiro, o trabalhador que cumpre muito mais do que o normal também paga um preço por estar tanto tempo em atividade, gastando sua saúde (mental e física) em trabalhos que acabam agregando, também, doenças.
O Brasil, de 2012 a 2020, registrou mais de 5 milhões de acidentes e doenças que afetaram a vida dos trabalhadores. O trabalho, sem dúvida, é de grande valia, mas não podemos esquecer que a saúde precisa ser priorizada.
Trabalho excessivo x doença
Para que você esteja atento aos sinais que seu corpo oferece, listamos as doenças que mais afetam a vida dos trabalhadores.
- Doenças mentais
Nosso corpo é regido pela mente, por isso que precisamos estar sempre atentos aos sinais que ela produz. São doenças mentais e emocionais a depressão e a ansiedade, e as situações diárias no ambiente de trabalho podem acarretar essas doenças que afetam a mente.
Se você sente cansaço em excesso, medos anormais, indisposição e coração acelerado, procure um especialista que possa oferecer o melhor diagnóstico tratamento. Saúde mental não é brincadeira! Não deixe para depois.
- Síndrome de Burnout
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. É uma doença mental que pode surgir quando o trabalhador passa por momentos excessivos de estresse no ambiente de trabalho, e a principal causa de Bornout é o trabalho em excesso.
- LER
LER é uma sigla que significa Lesões por Esforço Repetitivo, causadas por movimentos que possam causar desgaste no longo prazo. É importante estar atento: a empresa fornece aos seus trabalhadores condições de justas de segurança? Entre as lesões está a tendinite, bursite, mialgia.
A LER é muito parecida com DORT, outra sigla que também tem a ver com o acidente de trabalho. DORT significa Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, e também é causada pelo movimento repetitivo.
- Perda auditiva
A perda auditiva vinculada ao trabalho tende a ser mais comum. Os riscos ocorrem em determinados ambientes em que o trabalhador fica exposto a barulhos de alta intensidade. A perda auditiva é gradual e vai acontecendo durante o tempo.
- Doenças respiratórias
Também muito comum entre os trabalhadores que ficam expostos, sem segurança, a ambientes com cheiros tóxicos e fortes que podem acarretar asma, bronquite e até mesmo câncer pulmonar.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida