Conecte-se conosco

Educação

Conheça o Auxílio Esporte Escolar e saiba como participar

Benefício é um complemento do Auxílio Brasil e assiste famílias com jovens com aptidão esportiva e bom desempenho na modalidade que praticam.

Publicado

em

O Governo Federal oferece muitos auxílios complementares ao Auxílio Brasil, os quais beneficiam grupos distintos de pessoas, dando mais dignidade e incentivo para quem mais precisa.

Ao todo são nove benefícios que acabam aumentando a renda de algumas famílias inscritas no programa, e um deles é o Auxílio Esporte Escolar. Para receber esse tipo de auxílio, a família deve ter um adolescente com idade entre 12 e 17 anos e ser considerada de baixa renda.

Além disso, o jovem deve participar de competições oficiais de jogos escolares no Brasil e ficar com uma colocação boa, ou seja, entre a primeira e terceira colocação.

As competições oficiais que são consideradas para o recebimento do auxílio são organizadas pelas seguintes entidades: Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Entidades esportivas ou de governos estaduais e municipais.

O valor recebido pelas famílias que possuem jovens dentro destas condições é de R$ 100, pago em 12 parcelas mensais. Além disso, uma parcela de R$ 1 mil é paga para as famílias uma única vez. Caso a família tenha mais de um jovem apto na família, poderá receber até dois benefícios.

Para fazer parte do programa, é preciso que a família esteja participando do Auxílio Brasil, e, para isso, é imprescindível estar registrado no Cadastro Único, pois é por meio dele que as famílias são selecionadas a participar do programa.

Por meio do Cadastro Único, são identificadas as famílias que estão em vulnerabilidade social ou extrema pobreza, e elas são incluídas automaticamente no Auxílio Brasil, sem necessidade de solicitação de entrada.

Porém, devido à alta demanda de cadastrados nessa situação, há uma lista de espera para entrada no programa. Já no Auxílio Esporte Escolar, pode-se preencher um pré-cadastro, para que assim a entrada seja mais rápida.

Não é obrigatório esse pré-cadastro, porém, para agilizar a inscrição e receber o benefício mais rapidamente, as famílias têm esta opção. Para fazer este pré-cadastro, basta se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Cadastro feito, os municípios ficam responsáveis por encaminhar os dados ao Ministério da Cidadania. Os pagamentos do Auxílio Esporte Escolar são depositados junto ao Auxílio Brasil, já que é um programa complementar.

Dessa forma, o acréscimo aparecerá automaticamente na conta do beneficiário na data de pagamento do auxílio, lembrando que este programa tem validade de um mês que e o jovem deve se manter dentro dos requisitos para permanência no programa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS