Economia
Conheça as vantagens secretas do Cadastro Único e mude sua vida!
O Cadastro Único possui diversos benefícios que muitos brasileiros não sabem. Confira a lista completa e veja como aproveitá-los!
Você sabe o que é o CadÚnico (Cadastro Único)? É um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.
O cadastro permite o acesso aos diversos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.
Entenda tudo sobre o CadÚnico
O Cadastro Único foi criado em 2001 pelo Governo Federal. Ele funciona como uma porta de entrada para os benefícios sociais, ao identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no país, mostrando a sua composição, idade, renda e situação social de cada membro.
Os dados cadastrados são fornecidos pelas próprias famílias e devem estar sempre atualizados para que o acesso aos benefícios do governo não sejam bloqueados.
Quem pode se inscrever no Cadastro Único?
Em suma, pode-se dizer que estão aptos para se inscrever no Cadastro Único: as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, até R$ 651. Também podem se cadastrar pessoas que moram sozinhas ou em situação de rua.
No entanto, o cadastro não garante a inclusão automática nos programas sociais, pois cada um deles tem critérios e procedimentos específicos para a seleção e o atendimento das famílias.
Como se inscrever?
Para se inscrever no CadÚnico é preciso procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no seu município e levar os documentos pessoais de todos os membros da família.
Se preferir, é possível também baixar o aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e iOS) e consultar a situação cadastral de maneira digital.
Surpresas do CadÚnico que muitos inscritos não conhecem
Agora que você já sabe o que é o Cadastro Único e como se inscrever, revelaremos algumas surpresas que muitos inscritos não conhecem. Além dos programas sociais já citados e mais populares, como o Bolsa Família, o Cadastro Único também dá direito a:
- Isenção de taxas em concursos públicos, sejam distritais ou federais;
- Identidade Jovem (Id Jovem): acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos e passagens de ônibus para viagens interestaduais gratuitas ou com descontos;
- Carta social: para envio de correspondências com valor reduzido;
- Telefone popular com tarifa reduzida;
- Fomento às atividades produtivas rurais;
- Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa;
- Carteira do idoso para transporte interestadual gratuito ou com desconto.
Essas são algumas das vantagens para os inscritos no CadÚnico. Se você ainda não fez o seu cadastro, não perca tempo e procure o CRAS mais próximo.
Se você já é cadastrado, mantenha os seus dados atualizados e aproveite os benefícios que o governo oferece para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?