Mercado de Trabalho
Saiba se o empregado pode se recusar ao cumprimento de horas extras
O advogado Marcelo Mascaro mostra como é possível, em algumas situações, a empresa submeter o funcionário ao cumprimento de horas extras.
Nem toda jornada de trabalho é semelhante. Por conta disso, a legislação estabelece como regra o limite máximo de jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais.
Alguns trabalhadores, como professores e bancários, acabam possuindo uma jornada reduzida em razão da lei. Já outros possuem jornadas inferior ao limite máximo por consequência do contrato de trabalho. E ainda existem aqueles que são submetidos às jornadas de 12×36, que, assim, acaba ultrapassando o limite máximo diário de 8 horas.
O que se configura como hora extra?
São consideradas horas extras aquelas que excedem os limites específicos para cada caso e que não sejam destinadas a um banco de horas.
Posso me recusar a fazer a hora extra?
As horas extras são consideradas como descumprimento da jornada inicial do acordo entre a empresa e o trabalhador. Sendo assim, o empregador só pode exigir hora extra independentemente da vontade do empregado nas seguintes emergências: força maior, desastres naturais, atendimentos de serviços inadiáveis ou se a ausência do trabalhador puder causar prejuízos evidentes. Nesses casos, o empregado não poderá se recusar a cumprir horas extras.
Já em qualquer outra situação é possível recusar o cumprimento de horas extra por lei, sendo assim, só poderá ocorrer se houver concordância com o trabalhador.
Entretanto, alguns acordos preveem horas extras. Mas, neste ponto, é preciso estar antenado para que o empregado não tenha se comprometido a prestar horas extras mediante uma assinatura de acordo individual com a empresa. Neste caso, as horas não poderão ser recusadas.
O mesmo ocorre se houver um acordo coletivo de trabalho ou até mesmo convenção coletiva com a participação do sindicato que representa a categoria do trabalhador que autorize a realização de horas extras pela empresa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp