Conecte-se conosco

Moedas

Casal reforma cozinha e encontra moedas de ouro que valem milhões

Casal encontrou uma caixa cheia de moedas de ouro datadas de quase 300 anos atrás. O tesouro pode chegar a milhões em leilão.

Publicado

em

Desenvolve SP: Empréstimos estão disponíveis na plataforma online

Já pensou você resolver reformar um cômodo da sua casa e encontrar um tesouro nele? Bem, foi o que aconteceu com um casal britânico. Os dois são donos de uma casa antiga, e quando foram reformar a cozinha, encontraram uma coleção de moedas muito valiosas.

Foram mais de 260 moedas de ouro encontradas em meio à reforma, que foi feita em 2019. A casa em que eles moram é datada do século XVIII, e o dinheiro estava enterrado embaixo da cozinha, dentro de uma caixa de metal.

A casa fica em Ellerby, em North Yorkshire, na Inglaterra, e as moedas encontradas faziam referência ao reinado de James I e George I. O valor do dinheiro encontrado foi de £ 100 mil, mas tratando-se de um verdadeiro tesouro, a venda destes itens vale muito mais que o próprio valor das moedas.

Trata-se de moedas que são de quase três séculos atrás, e por isso, em leilão, podem valer em média £ 250 mil, o que equivale a cerca de R$ 1,3 milhão. O valor é tão alto devido à sua importância no passado da Grã-Bretanha, e por ser um tesouro numismático.

Ao ser avaliado pelo leiloeiro de Spink & Son, foi reconhecido que este tesouro é diferente de todos os outros encontrados em território britânico. Entre as moedas encontradas, haviam valores de £ 50 e £ 100, e muitas consideradas únicas, como um guiné de 1720 sem a cabeça do rei, e uma moeda de ouro brasileira, também de 1720.

O casal havia se mudado há pouco tempo para a residência, que no século XVIII pertencia a uma das famílias mais ricas da região. Tratava-se de uma família mercantil e muito influente, que trabalhava com importação e exportação de madeira, ferro e carvão.

Na casa moraram Joseph e Sarah Fernley-Maisters, que se casaram em 1694 e provavelmente não confiavam em bancos. Na época, o Banco da Inglaterra estava recém sendo formado, e este pode ser o motivo da família optar por enterrar o dinheiro.

O casal que encontrou as moedas teve muita sorte, primeiro por ter encontrado esse tesouro impressionante, e segundo pela oportunidade de levá-las a leilão. Isso porque uma Lei do Tesouro criada em 1996 diz que moedas datadas de 300 anos ficam sob propriedade do governo, e são compradas a preço justo para ir ao museu.

As moedas que o casal encontrou datam de 292 anos atrás, com exceção de um único exemplar. Desse modo, o casal poderá levá-las ao leilão, que deve acontecer no próximo mês.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS