Conecte-se conosco

Agronegócio

Plante mandacaru e tenha um cacto florido dando mais vida à casa

Aprenda as principais dicas para o cultivo dessa adorável espécie e deixe sua casa ou jardim ainda mais bonito.

Publicado

em

Muito popular na região Nordeste do Brasil, o cacto mandacaru é uma planta peculiar, rústica e resistente, que tem caído no gosto dos amantes de verdinhas. Isso porque o cacto é pouco exigente com relação a cuidados, podendo ser cultivado em vasos, apesar de atingir grandes tamanhos.

Além disso, a planta apresenta uma floração extraordinária, sendo, pois, muito encantador ter o mandacaru em casa. Em regra, o cultivo se dá de forma simples. Acompanhe o passo a passo!

Mudas

Para realizar o plantio do mandacaru, adquira uma muda já desenvolvida ou retire estacas do caule de uma planta adulta. A propagação também pode ser feita por meio das sementes do fruto. Então, escolha a forma que considerar melhor. 

Vaso e substrato

Separe um vaso de bom tamanho e profundidade e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque algumas pedras no fundo e preencha com substrato apropriado. O cacto mandacaru não é muito exigente com relação a cuidados, porém, prefere solos arenosos, argilosos e com cascalho. Insira a muda no centro do vaso e afofe bem a terra. Faça isso com cuidado para não danificar as raízes.

Regas

Os cactos, em geral, são plantas que resistem bem à falta de água. Desse modo, regue mais nos primeiros dias de modo que o solo fique levemente úmido. Depois, vá diminuindo as regas gradativamente. 

Luminosidade

Essa espécie carece de boas condições de luminosidade, havendo necessidade de que haja incidência de sol direto sobre a planta.

Adubação

Plantas em vasos requerem adubação periódica, já que dispõe de menos espaço e menos acesso a nutrientes. Assim sendo, fertilize sua plantinha com adubo orgânico para que ela se desenvolva bem. Isso também vai auxiliar na floração.

Floração

Toda espera e paciência vão valer a pena quando as flores do mandacaru começarem a desabrochar. Geralmente, elas só abrem a noite, e sempre na estação chuvosa, mais especificamente na primavera.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS