Conecte-se conosco

Artigos

Sua CNH venceu durante a pandemia? O prazo de renovação está acabando!

Quem teve a carteira vencida entre janeiro e junho de 2021, pôde adiar por muito tempo o prazo, mas ele termina no dia 30 de setembro.

CNH

Devido ao distanciamento social que tivemos de passar durante a pandemia de COVID-19, muitos prazos foram prorrogados, e o da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi um deles.

Quem teve a carteira vencida entre janeiro e junho de 2021 pôde adiar por muito tempo o prazo, mas ele termina no dia 30 de setembro. Quem ainda não regularizou, precisa se apressar!

Esse prazo foi decretado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) devido à crise sanitária e foi estabelecido em março do ano passado. Com essa mudança, os condutores tiveram mais tempo para organizar a ida aos locais de renovação, mantendo, assim, o isolamento, sem gerar aglomerações.

Já os condutores que tiveram a CNH vencida entre julho de 2021 e março de 2022 terão o prazo de renovação estendido até o dia 31 de dezembro. Após abril de 2022, todas as carteiras seguem o prazo de renovação normal.

O estabelecido em lei é que o condutor pode fazer a renovação do documento até 30 dias após o vencimento, e caso não haja a atualização, ele pode acabar sendo autuado e multado por infração.

Para detalhes sobre a renovação, é preciso consultar o site do Detran. É só procurar pela aba “serviços” e agendar os exames necessários para dar seguimento na renovação.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o condutor pode fazer o agendamento pelo Posto Digital do Detran – RJ. Nesse caso, o atendimento presencial não é necessário. Além disso, quem é do Rio de Janeiro também pode ligar para os seguintes telefones e agendar seu atendimento: (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042.

A taxa de renovação varia conforme os estados, no Rio de Janeiro a taxa é de R$ 173,03. Para a renovação da CNH, o condutor precisa comparecer ao local indicado no agendamento para fornecer as informações necessárias, além das impressões digitais, e tirar uma foto.

Também é necessário fazer os exames de aptidão física e mental, assim como foram feitos antes da retirada do documento. Alguns locais contam com clínicas especializadas nesse tipo de exame, que é diferente do local da foto e das impressões. Nesses casos, é possível conferir antes o endereço no portal do Detran.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS