Conecte-se conosco

Curiosidades

Confira alguns serviços disponibilizados pelo Detran

Quando surgir aquela dúvida acerca da sua CNH e do processo que engloba sua carteira, basta acessar o site do Detran. Confira aqui!

Publicado

em

Detran alerta sobre diferenças de preços para tirar primeira CNH

O site do Detran possui diversos benefícios aos cidadãos, sendo possível solicitá-los através da própria plataforma ou nos postos representantes, não havendo a necessidade da contratação de empresas ou outros profissionais para realizar os procedimentos.

Veja também: Detran alerta sobre diferenças de preços para tirar primeira CNH

Também, vale ressaltar, que muitas solicitações podem ser realizadas virtualmente e de forma rápida e prática, não sendo preciso o comparecimento a uma unidade do Detran.

Além disso, existem alguns serviços disponíveis, que permitem a representação do cidadão por terceiros, como por exemplo a ação de defesa de autuações ou processos de suspensão e cessação, partindo exclusivamente da vontade do cidadão. Inclusive, muitos serviços, incluindo o de habilitação, são realizados apenas com a presença do cidadão, justamente, por exigir a coleta de biometria como fotos, assinaturas e digitais.

Diante de tantos serviços disponíveis no site, confira abaixo algumas opções referentes a habilitação:

Renovação de CNH: De acordo com a legislação brasileira atual, o condutor precisa passar por este processo para demonstrar que pode continuar habilitado. Quando este período está a menos de 30 dias de se encerrar, é necessário solicitar a renovação. Isso pode ser feito em um posto do Detran do estado do condutor.

Emissão da primeira habilitação: Para quem está em busca da sua primeira habilitação, o Detran também é o local a ser procurado. Ele disponibiliza agendamento de provas, consulta de aulas teóricas e acompanhamento do processo, entre outras possibilidades.

Consulta de pontos da CNH: Por meio do Detran, o condutor também consegue consultar quantos pontos constam em sua CNH, decorrentes de eventuais infrações que tenha cometido.

Segunda via da CNH: Em caso de perda, furto ou roubo da CNH, o motorista pode solicitar a segunda via do documento pelo Detran.

Emissão da CNH digital: O condutor que desejar solicitar sua CNH digital, deve fazê-lo por meio do Detran de seu estado.

CNH para pessoas com doença grave ou deficiência: O Detran possui serviços específicos para emissão da primeira habilitação e renovação da CNH para pessoas com doença grave ou deficiência.

Transferência, atualização e consulta de endereço: Se houver necessidade de consultar, atualizar ou transferir o endereço atual do motorista, é preciso procurar o Detran.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS