Conecte-se conosco

Economia

CNH digital: 60 milhões de brasileiros aderem ao novo modelo

Cadastro Positivo de Condutores começou a ser válido no dia 22 e promete ser vantajoso aos condutores que não têm multas na CNH.

Publicado

em

Motoristas em todo o Brasil estão aderindo ao novo modelo de habilitação. Agora, se não estiver portando a CNH física, não tem problema! A Carteira Digital de Trânsito (CDT) apresentou aos brasileiros a evolução digital com a CNH on-line.

Com a novidade, 60 milhões de brasileiros já estão habilitados a usar a nova tecnologia. O número de motoristas que habilitaram a CNH digital representa 77% dos mais de 70 milhões de habilitados no Brasil.

O aplicativo fornecido pelo Governo Federal permite o acesso no celular da Carteira Nacional de Habilitação do condutor e, para quem possui carro ou moto, o Certificado de Licenciamento e Registro de Veículo (CLRV) também está disponível no app juntamente com o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), comumente conhecido como Cadastro Positivo de Condutores.

O Cadastro Positivo de Condutores começou a ser válido na última quinta-feira (22) e promete ser vantajoso aos condutores que não têm multas na CNH. Com base no bom comportamento avaliado, os motoristas terão possibilidade de reduções de algumas taxas e condições especiais ao alugar veículos ou ao fazer contrato de seguros, descontos em pedágios e até uma possibilidade de ofertas com cashback.

“O cadastro positivo vem com uma nova proposta de educação para o trânsito. Em vez de apenas multar e aplicar penalidades para o condutor infrator, a gente traz uma proposta de incentivos, também preocupados com a segurança”, aponta o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro.

A Carteira Nacional de Trânsito no celular

Inserir a CNH aos meios tecnológicos pode ser muito vantajoso aos condutores. Em casos extremos, que necessitam de segunda via da CNH física, o condutor pode optar por manter a carteira digital até conseguir adquirir a nova habilitação.

“É um serviço que traz muitas facilidades, muitos benefícios. Você pode ter sua habilitação e o documento do veículo em meio digital, além de poder gerenciar eventuais infrações que tenha cometido”, aponta o secretário.

As multas cometidas pelo condutor também podem ser negociadas através do app, sem precisar de grandes filas para efetuar o pagamento da infração cometida.

Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC)

A CNH digital, conhecida como CDT, foi reformulada para receber a nova proposta do Cadastro Positivo de Condutores que vai conceder premiações e vantagens para quem apresenta boa conduta no trânsito nos últimos 12 meses. O cadastro positivo dá acesso a outras empresas de ordem privada e ordem pública para que ambos ofereçam benefícios aos motoristas. Essa é a hora de economizar se tornando um bom motorista.

Mesmo que o programa tenha sido liberado na última quinta-feira (22), as vantagens só serão concedidas quando o cadastro for ativo, a partir do dia 13 de outubro. Ele foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados para o Ministério da Infraestrutura. Além disso, seu lançamento faz parte de umas das ações da Semana Nacional de Trânsito, promovido pela pasta.

E como fazer para aderir ao RNPC?

O Cadastro Positivo de Condutores é feito de forma voluntária e mediante a autorização do condutor, não sendo obrigatório. Você pode realizar o cadastro através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após concluir seu registro, você estará apto para receber os benefícios.

Já as empresas que desejarem participar deverão entrar em contato com o Senatran para informar o interesse, apresentando os benefícios que serão oferecidos através de um formulário on-line. Nestes casos, a secretaria criou o selo “Parceiro do Bom Condutor” para as empresas parceiras, que poderão utilizá-lo em ações promocionais, portais, redes sociais e apps.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS