Agronegócio
Já ouviu falar da pitomba? Conheça os benefícios da fruta para a saúde
Veja o porquê de consumir essa fruta que, além de exótica, é cheia de nutrientes e vitaminas.
Nativa da região Amazônica, a pitomba, de nome científico Talisia esculenta, é o fruto da planta pitombeira, que pode atingir altura entre cinco e 15 metros. De formato peculiar, seu fruto é do tipo baga com diâmetro entre 1,5 e 4 cm e formato esférico ou elipsoide. Protegida por uma casca dura e redonda, a polpa da pitomba é esbranquiçada, suculenta, de sabor agridoce.
Com folhas abundantes e flores pequenas na cor brancas, dependendo da região, a planta floresce entre agosto e outubro ou de janeiro até março.
Apesar de pequena, a pitomba é fonte de vitaminas, fibras e outras propriedades, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, hoje vamos mostrar quais os principais benefícios da pitomba para a saúde, e como consumi-la da melhor forma. Confira!
Benefícios
O consumo da pitomba pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico contra doenças infecciosas. Além disso, essa fruta é rica em vitaminas e substâncias nutritivas, o que ajuda a manter o sistema imunológico mais forte, ideal para prevenir o organismo de doenças e resfriados.
A pitomba ainda promove benefícios ao sistema vascular e proteção óssea, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando no processo de cicatrização. Além disso, essa fruta é fonte de vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo e ferro.
O consumo regular da pitomba ainda beneficia o funcionamento do intestino, combatendo a constipação intestinal, por ser um alimento rico em fibras.
Como consumir
A fruta é consumida principalmente in natura, entretanto, sua polpa é muito utilizada no preparo de doces, geleias e licores. Além disso, para consumir ela fresca, basta quebrar a casca usando alguma ferramenta e pronto! Basta se deliciar com essa beleza de fruta.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia16 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política19 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira