Economia
Compras de imóveis realizadas nos últimos 5 anos podem possibilitar restituição do ITBI
Aquelas pessoas que realizaram uma compra de imóvel nos últimos cinco anos possui a oportunidade de entrar com ações judiciais contra as prefeituras.
Aquelas pessoas que realizaram uma compra de imóvel nos últimos cinco anos possui a oportunidade de entrar com ações judiciais contra as prefeituras. A fim de que haja a restituição de valores que foram pagos em Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Além disso, os valores deverão ser restituídos com correção e juros.
Para aqueles que desconhecem o termo “ação”, ela é uma opção, na qual um determinado cidadão busca quando passa a se sentir prejudicado, seja por uma empresa ou por um indivíduo.
Dito isso, aqueles que se interessarem em solicitar a restituição, isto é, a devolução dos Impostos sobre Transmissão de Bens Imóveis podem recorrer a esteira de decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o qual realizou a modificação na base de cálculo do tributo.
Dentro do município de São Paulo, houve um levantamento feito pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), que registrou a entrada de 180 a 200 processos relacionados a esse assunto por semana.
Já no caso do município do Rio de Janeiro o número encontra-se mais a baixo, totalizando 100 processos semanais ligados a restituição do ITBI. Na cidade de Porto Alegre, os números se encontram em média de 80 processos semanais.
Embora haja um número considerável de ações durante a semana, na visão de Ricardo Almeida, assessor jurídico da entidade, esse processo não é muito vantajoso para os indivíduos, uma vez que a grande maioria das solicitações são ligadas a valores baixos e com poucas chances de receber se quer o pagamento dos custos do processo.
Mais informações sobre a alteração na base de cálculo do ITBI
A partir do mês de março de 2022, o Supremo Tribunal de Justiça decretou que a decisão relacionada ao cálculo do ITBI fosse ligada a juízes e a desembargadores ao redor do país.
Assim, o tributo se baseia no valor da transação informada pelo contribuinte. Coisa que, anteriormente, não era realizada. As prefeituras tinham como base um determinado valor venal, o qual servia como referência, isto é, o quanto o imóvel valia dentro do mercado.
Mas, atualmente, aqueles indivíduos que adquiriram um imóvel ao longo de cinco anos, começando a contar a partir da data de pagamento do ITBI, podem buscar por devolução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.
Recentemente, houve o acontecimento de um caso que ganhou popularidade devido ao fato de envolver o apresentador e comediante Fábio Porchat, o qual processou a prefeitura de São Paulo para reaver R$ 30 mil de um imóvel comprado em 2017 no valor de R$ 1,9 milhão.

-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Investimentos2 dias atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças22 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia2 dias atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Economia2 dias atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Finanças11 horas atrás
5 estratégias financeiras silenciosas que estão levando a classe média à riqueza
-
Agronegócio2 dias atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas
-
Investimentos13 horas atrás
Qual corretora é a melhor: XP Investimentos ou BTG Pactual?