Conecte-se conosco

Agronegócio

Chá de Santo Daime: conheça mais sobre a bebida e seus efeitos

Utilizado em rituais religiosos, o chá de Santo Daime possui potentes propriedades alucinógenas

Publicado

em

Ayahuasca, popularmente conhecida como chá de Santo Daime, é uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona. Trata-se de um composto com potencial alucinógeno capaz de provocar alterações na consciência, muito utilizado em algumas religiões como forma de abrir a mente para o mundo místico.

Apesar de ser uma bebida de uso permitido no Brasil, há algumas restrições que devem ser seguidas com relação ao uso da Ayahuasca. Quem tem histórico de doenças mentais ou alcoolismo, por exemplo, não pode fazer uso da substância, já que o chá apresenta compostos que atuam sobre o sistema nervoso e causam efeitos colaterais, como vômitos e diarreia, além de outros impactos negativos a longo prazo, como aumento da pressão arterial e surtos psicóticos.

Os efeitos a curto prazo do uso do chá, em contrapartida, são um tanto subjetivos. O usuário tem visões mesmo com os olhos fechados, delírios e sensação de vigilância. Além disso, a droga também pode provocar alterações de percepção e de cognição.

Benefícios

Apesar do potencial alucinógeno e dos efeitos colaterais que advêm do consumo do chá de Santo Daime, a bebida, se ingerida com o acompanhamento correto, tem efeitos positivos sobre o corpo, sendo alguns deles:

  • O chá atua nas mesmas conexões da serotonina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e bem-estar;
  • A ayahuasca pode ter efeito ansiolítico e antidepressivo;
  • A ayahuasca tem uso terapêutico, quando acompanhada das cerimônias ritualísticas;
  • Estudos apontam que a bebida ativa uma região do cérebro relacionada à memória e outra ligada à visão, mesmo se a pessoa estiver com os olhos fechados;
  • O potencial terapêutico da ayahuasca pode ser usado para ajudar a parar de fumar;
  • O chá de Santo Daime pode aliviar o desgaste e sofrimento mental.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS