Finanças
Pessoas idosas poderão ter gratuidade nos transportes municipais em SP
Prefeitura do município de São Paulo anunciou que pessoas entre 60 e 64 anos terão acesso gratuito aos transportes municipais. Entenda!
Recentemente, foi anunciado pela prefeitura da cidade de São Paulo uma novidade que beneficiará as pessoas entre 60 e 64 anos que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Há muito tempo, vem sendo debatida a gratuidade no transporte público do município e, felizmente, foi tomada uma decisão favorável.
As pessoas cadastradas no CadÚnico podem receber diversos benefícios assistenciais ofertados pelo Governo Federal. Os auxílios são destinados às famílias brasileiras que estão na linha da pobreza ou abaixo dela, e o principal deles é o conhecido Auxílio Brasil.
Nesse sentido, esse cadastro se mostra como um facilitador na hora de a população requerer outros benefícios. Na última na segunda-feira (26), o Governo de São Paulo divulgou que os idosos com idade entre 60 e 64 anos e que se encontram no Cadastro Único do Governo não terão mais a necessidade de custear sua passagem em ônibus e transportes municipais.
Mesmo que essa medida tenha sido aprovada agora, só entrará em vigor a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano. Essa medida será acrescentada na proposta de Lei Orçamentária a ser enviada para a Câmara. No momento atual, cerca de 150 mil idosos nessa faixa de idade possuem cadastro ativo no CadÚnico.
Para isso, o orçamento para fazer essa medida acontecer é de mais de R$ 100 milhões. Logo, com a aprovação desse processo, as pessoas idosas do município de São Paulo de baixa renda poderão contar com ônibus gratuito para realizar suas tarefas cotidianas que necessitam de locomoção.
Por mais que essa medida seja municipal, ela está sendo elaborada juntamente com o Governo do Estado de São Paulo. Nesse contexto, o Governo Federal direcionou R$ 160 milhões dos cofres públicos para ajudar São Paulo diante dessa questão de transporte voltado aos idosos menos favorecidos.
Para que seja possível o recebimento dessa ajuda financeira, a prefeitura de São Paulo já enviou todas as informações necessárias. Por fim, basta esperar para que o termo oficial seja liberado e que as movimentações finais sejam realizadas.

-
Tecnologia1 dia atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia12 horas atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Mundo2 dias atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Política2 dias atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia10 horas atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Mundo2 dias atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia2 dias atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”