Conecte-se conosco

Curiosidades

Atenção: câmbio automático no Brasil ainda pode representar riscos

O carro automático pode ser uma grande vantagem para muitos, mas a verdade é que os brasileiros ainda não se acostumaram com a ideia.

Publicado

em

Veja 5 modelos de carros suecos que valem MUITO o investimento

O câmbio automático pode ser um fator de risco para o trânsito e muitos brasileiros ainda não se sentem seguros. Os acidentes de trânsito contam com a ausência de manuseio do carro automático.

Quando falamos em carro automático, o Brasil está entre os países mais atrasados na tecnologia. Não é algo novo que nos cerca, mas a “novidade” ainda assusta. Nos EUA (Estados Unidos da América), por exemplo, o carro automático existe desde 1960 e é quase impossível encontrar carros que utilizem o câmbio manual, exceto os carros mais esportivos.

O atraso na atualização tecnológica de forma total também se dá pela escolha dos próprios brasileiros em relação a compra, sendo fruto de alguns reflexos que impedem a aprovação 100% do câmbio automático.

Segundo especialistas, quem não possui familiaridade com o carro automático pode, até mesmo, gerar acidentes no trânsito.

Câmbio automático causa acidentes?

Não necessariamente o carro, mas sim os motoristas que não aprenderam a manusear a máquina da forma correta. A história recente é de uma mulher, que pilotava o carro automático, invadiu uma escola, atropelou uma criança de 3 anos de idade e uma professora.

Posterior ao fato trágico, que resultou no falecimento da criança, a motorista alegou que o acidente foi causado porque confundiu os pedais do carro automático. De igual modo, aconteceu com outra motorista que invadiu uma padaria na capital.

Outro exemplo fatal foi a do ator mirim Gustavo Corasini que tem 12 anos de idade e seu amigo Eduardo Delfino, 13 anos de idade. A motorista confirmou que o motivo do acidente foi por não estar acostumada ao carro automático. Eduardo Delfino não resistiu aos ferimentos.

Formação de condutores: prepara ou não prepara corretamente?

Segundo a reportagem da UOL, especialistas apontam que os CFC (Centro de Formação de Condutores) não preparam os motoristas em câmbio automático e todos os carros da autoescola utilizam o câmbio manual.

Embora pense rapidamente que o carro automático é mais fácil de pilotar, a própria falta de hábito denuncia que os motoristas só saberão pilotar um carro automático e acabam confundindo os pedais que são parecidos.

Há um projeto de lei de 2021 que estabelece que ao menos duas aulas específicas e uma categoria a mais na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para que os motoristas brasileiros estejam aptos a pilotar o carro de câmbio automático.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS