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Automobilística

Confira 5 hábitos que podem danificar o câmbio automático do carro

Veja dicas de como aumentar a vida útil do seu sistema de marchas. Vários pontos são comuns de serem feitos, mas extremamente prejudiciais.

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Todo motorista antenado aos lançamentos e às tecnologias do automobilismo já se questionou sobre o câmbio automático. Na verdade, se perguntou sobre o porquê de o Brasil não ter embarcado nessa onda mais cedo. Afinal, em outros países, o câmbio manual deixou de ser o principal há várias décadas. Por aqui, no entanto, a troca de marcha automática ainda é o sonho de vários consumidores.

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Alguns diziam que era por conta do custo de produção, outros pelas dificuldades da tecnologia, enfim. A verdade é que o tempo passou e o país é um dos poucos que oferecem carros simples, intermediários e completos. Em alguns casos, nem limpador traseiro existe na versão mais simples de um automóvel. O câmbio automático, então, virou item de luxo. 

Porém, independentemente da situação, a verdade é que em breve a transmissão automática será a mais comum. Com o avanço dos modelos híbridos e elétricos, o câmbio manual se tornará apenas uma lembrança. Ainda que esse futuro não esteja tão próximo assim é bom saber de algumas coisas. 

O público acostumado à troca manual, tem que saber que a manutenção de um câmbio automático é outra. Os cuidados são diferentes.

Confira 5 coisas erradas em fazer com câmbio automático

1 – Engatar a ré com o carro em movimento

Principalmente em manobras de estacionamento, essa é uma prática comum. Contudo, preste atenção, pois ela pode sobrecarregar o equipamento e danificá-lo.

2 – Pegar no tranco

Diversos componentes podem ser danificados com essa prática. Se o problema for a bateria, recarregue ou troque. Sempre chame um mecânico de confiança.

3 – Carregar mais do que pode

Carregar muita carga afeta o sistema de freio, de embreagem e pode até levar ao tombamento do veículo. Respeite o manual.

4 – Andar na “banguela”

Em alguns casos, aproveitar a descida para colocar o câmbio no N (neutro) pode gerar grandes problemas. Além de alto risco de acidentes, o processo reduz a vida útil do sistema de marchas. Além disso, não economiza combustível, ao contrário do que alguns acham.

5 – Não fazer manutenção

Verdade seja dita, muitos motoristas só fazem manutenção quando o carro apresenta sintomas. Neste caso, geralmente, o procedimento é um conserto e não uma manutenção. Realize as revisões preventivas com frequência.

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