Finanças
Promoção de criptomoedas gera multa milionária a Kim Kardashian
Após promover criptomoeda no Instagram, Kim Kardashian é processada e condenada a pagar multa milionária. Entenda o motivo.
Em 2021, Kim Kardashian utilizou suas redes sociais para promover a criptomoeda EthereumMax (EMAX). Essa publicidade fez o preço da moeda digital aumentar muito em pouco tempo.
Porém, poucos dias depois, a queda do valor caiu muito, o que fez as autoridades do Reino Unido colocarem os olhos na empresária. Assim, foi feito um alerta aos investidores sobre o fato dela estar traindo a confiança dos seus fãs, induzindo-os a investir em projetos suspeitos.
Na última segunda-feira (3), Kim Kardashian foi processada pela CVM americana. O motivo foi ela ter promovido as criptomoedas da EthereumMax. A multa decorrente disso chega ao valor de US$ 1,26 milhão, que equivale a R$ 6,64 milhões.
Outra empresa já havia sido processado pela SEC, devido a esquemas de Pump and Dump com criptomoedas, e isso vem acontecendo com frequência. O presidente da SEC, Gary Gensler, chegou a gravar um vídeo falando do caso de Kim Kardashian.
No vídeo ele está muito calmo, mas alerta artistas e influencers sobre esse tipo de publicidade, e que é para tomarem cuidado ao entrarem no assunto de investimentos.
“Celebridades e influenciadores costumam endossar uma variedade de produtos e serviços em anúncios de televisão, mídias sociais ou impressos, em tudo, desde roupas a planos de dieta e perfumes. Isso chama nossa atenção. Sempre nos perguntamos: Eles usaram o produto? Eles gostaram? Quanto eles receberam para endossá-lo?”, diz ele no vídeo.
A criptomoeda que a influenciadora promoveu não possui caso de uso, e segundo a Livecoins, ela não tem sentido para existir e não passa de um poluente para o mercado.
Apesar disso, a publicidade de celebridades impulsiona os preços das moedas, dando um falso recado para os investidores. Isso porque esse tipo de alta dos preços não se sustenta, é apenas um resultado do marketing.
Após o pico que ocorreu com a publicação de Kim Kardashian, o valor da criptomoeda caiu 99%. Isso foi considerado como uma influência de má-fé feita pela celebridade, rendendo-lhe um processo milionário.
A SEC continuará focando no mercado de criptomoedas, mas não se sabe ainda o quão longe eles irão nessa história. Elon Musk também pode estar na reta do processo, devido a sua promoção da Dogecoin. Vamos esperar no que isso vai dar futuramente.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira