Empresas
Zepto: aplicativo de entregas indiano é avaliado em US$ 900 milhões
A Zepto, empresa de entregas de compras, faz milhares de entregas por dia, obtendo centenas de milhões de dólares em sua receita anual. Veja!
Os amigos Aadit Palicha e Kaivalya Vohra se conhecem desde a escola primária, se formaram juntos no Ensino Médio e compartilhavam o sonho de fazer o curso de Ciência da Computação na universidade. Esse sonho se tornou realidade, pois ambos ingressaram na Universidade de Stanford. Quando o curso se tornou remoto por causa da pandemia, eles decidiram voltar para a cidade natal deles, na Índia.
Em seu apartamento, os amigos tinham muito tempo livre para pensar. Nisso, foi a dificuldade de encontrar um bom aplicativo de entrega de compras de supermercado na Índia que os fez decidirem trancar o curso na universidade para abrir um negócio próprio. A intenção deles era criar um aplicativo que fornecesse o serviço de entrega em dez minutos.
A Zepto, empresa de Palicha e Vohra, com quase dois anos de funcionamento, faz milhares de entregas por dia, obtendo centenas de milhões de dólares em sua receita anual. Assim, a Zepto também conquista investidores, como YC Continuity, Contrary Capital, Glade Brook Capital Partners e Lachy Groom, levantando mais de US$ 360 milhões (R$ 1,87 bilhões). Uma avaliação série D, recentemente, valorizou a Zepto em US$ 900 milhões.
Aadit, que lidera a Zepto como CEO, em conversa a jornalistas da Forbes, conta sobre como foi adequar o produto ao mercado, quais eram as estratégias iniciais utilizadas por eles para conseguir alavancar o negócio e como ele e seu amigo conseguem garantir entregas tão rápidas.
Ele conta que, de início, as coisas não eram tão animadoras. As entregas demoravam mais de uma hora, o que desagradava aos clientes, e acontecia também de muitas vezes serem entregues itens errados. Foi quando Palicha e Vohra decidiram focar nas entregas on-line, se utilizando das dark stores (pequenos armazéns que ficam responsáveis pelo armazenamento e separação de produtos vendidos on-line, as chamadas “lojas escuras”, em tradução livre).
Para se adaptarem ao prazo de entrega, eles fizeram testes em que, em diferentes lugares, entregavam em variados períodos de tempo. Assim, perceberam que, em uma área, demoravam 40 minutos, em outra, as entregas levavam 30 minutos, e em outra área as entregas levavam apenas de 10 a 15 minutos.
Com isso e ouvindo as opiniões dos clientes, eles perceberam que aqueles que recebiam suas entregas de forma mais rápida ficavam mais satisfeitos.
Sobre a forma que fazem as entregas, foi questionado se no início eles pensavam em competir com motoristas ou com outros aplicativos de entrega da Índia, porém Aadit disse que desde o começo eles pensaram em fornecer melhores condições aos entregadores.
Ao contrário de como ocorria nas outras empresas, onde os motoristas precisavam percorrer diferentes pontos de coleta, na Zepto esses pontos eram centralizados. Aadit Palicha afirma:
“Para esses outros aplicativos, pode ser bastante irritante porque se você começar na parte norte de Mumbai e continuar recebendo pedidos por toda a cidade, no final do dia às 20 horas você pode acabar na parte mais ao sul de Mumbai e vai levar uma hora e meia para voltar de piloto sólida, não tivemos que pagar demais para atrair pessoas.”
Em sua primeira dark store, eles decidiram que optar por um lugar com bastante densidade, para que houvesse muitas pessoas em um raio menor, assim sua primeira lojafoi localizada em um bairro de Mumbai chamado Bandra e custou aos amigos US$ 50 mil.
O CEO da Zepto também fala sobre como funciona o software da empresa, explicando como o processo consegue ser tão ágil:
“Construímos coisas como um sistema de navegação para os empacotadores encontrarem o caminho mais ideal dentro da dark store; um sistema de escaneamento para dar aos empacotadores a capacidade de escanear e verificar itens automaticamente; um sistema codificado por cores nos dispositivos dos passageiros para que eles possam combinar seus pedidos mais rapidamente durante o processo de handshake entre o empacotador e o passageiro em vez de olhar para um ID de pedido.”
A expansão foi proporcional, pois, quanto mais cresciam, mais fornecedores e mais dark stores se juntavam à empresa de entregas. Dessa maneira, conforme eles cresciam em larga escala, a empresa também ficava mais atraente para os investidores.
Sobre o futuro da Zepto, Aadit diz que está animado, que acredita que nos próximos quatro ou cinco semestres atingirão um bilhão, e nos próximos cinco anos chegarão a bilhões em receita.
Por fim, ele conta que o foco é a empresa se adaptar a maiores níveis de eficiência e expandir para todo o país sem perder milhões em dinheiro: “Mas ainda há um longo caminho a percorrer”, ele finaliza.
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