Conecte-se conosco

Automobilística

Citroën lança carro elétrico que permite conduzir mesmo sem ter CNH! Entenda

Já é possível dirigir sem a CNH na Europa. No entanto, no Brasil ainda será necessária uma análise na legislação pra ver se é possível.

Publicado

em

Fascinados pela liberdade e pela rapidez de locomoção pela cidade, muitos jovens não veem a hora de fazer 18 anos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, muitos se questionam se existe a possibilidade de dirigir sem carteira.

Até pouco tempo atrás, esse feito era impossível. Todavia, após a criação de um carro elétrico por uma empresa automotiva da França, agora tornou-se possível dirigir sem a carta.

Dessa maneira, quando se fala em carro elétrico, a primeira imagem que vem à nossa mente é um carro esportivo robusto. No entanto, o Citroën Ami é o contrário disso. É um carro compacto, lento e econômico. Na Europa, o Ami já é muito popular e faz sucesso com o público mais jovem.

O Citroën Ami ainda não chegou ao Brasil, mas a empresa francesa já avalia essa possibilidade. De acordo com Vanessa Castanho, presidente da Citroën na América Latina, há planos de trazer o Ami para o Brasil.

Todavia, antes de mais nada, é necessário que a empresa compreenda como funciona a legislação de trânsito para esse carro. Ademais, questões de segurança também precisam ser estudadas e implementadas, pois, de acordo com a legislação brasileira, é necessário que haja airbags duplos, o que aumentaria muito o preço deste veículo.

Vanessa Castanho afirma que “não tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil”, então, ainda existe possibilidade de vermos esse carro entre nós nos próximos anos.

Além disso, esse é um carro que, por ser econômico e compacto, pode ser utilizado para diversos fins. Por exemplo, na ilha de Chalki, na Grécia, os Citroën Ami foram adaptados para fazer parte da frota da polícia. Além disso, o aluguel dos veículos foi cedido gratuitamente durante dois anos.

Na realidade, o Citroën Ami não é considerado um carro, mas sim um quadriciclo, por isso é necessária uma licença para circular pelas ruas. Esse automóvel se enquadra na categoria de motocicletas e quadriciclos leves.

Esses veículos possuem potência inferior a 50 cm³.  Na Europa, é possível que adolescentes de 14 anos utilizem esse veículo, o que no Brasil seria o equivalente a autorizar jovens de 16 anos de idade. Por fim, vale ressaltar que esse modelo possui autonomia pra andar 70 km após uma carga completa, podendo chegar a uma velocidade até 45km/h, e possui um preço médio de R$ 21.800.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS