Conecte-se conosco

Artigos

Confira os itens de segurança obrigatórios nos carros brasileiros até 2030

Até 2030, os carros fabricados deverão ter estes dez itens de segurança, que foram selecionados a partir de acidentes comuns no país.

Programa criado pela indústria automotiva, chamado Rota 2030, tem o objetivo de reduzir os índices de acidentes nas estradas, com isso, está trazendo uma lista de novos itens de segurança para implementar em novos modelos fabricados.

A mudança tem até oito anos para entrar em vigor, mas muitas delas passarão a valer em 2030. Ao todo, são dez itens de segurança obrigatórios a serem implementados em modelos novos.

De acordo com a OMS, atualmente, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países que mais tem mortes no trânsito, isso é muito preocupante. O país só fica atrás da Índia e da China.

A parte ruim dessa mudança é o valor dos veículos. Com a adição de equipamentos e outros recursos de segurança, o preço dos carros vai acabar subindo. Porém, apesar do custo ser um pouco mais alto, a segurança pode recompensar muito.

Uns dos novos itens obrigatórios, que precisam ser adicionados em modelos que serão lançados a partir de 2024, são: o teste de impacto lateral, luzes de rodagem diurna, repetidores laterais de seta e o alerta de colisão.

Também há o controle de estabilidade, na qual sua adição poderá ser feita em duas fases. Até 2023, pelo menos, metade dos veículos lançados pela empresa precisarão contar com o recurso, porém, até 2024 100% dos veículos precisão ter essa adição.

A partir de 2025, fica obrigatória a adição da proteção de impacto ao pedestre. Em 2024, o sensor sonoro e a câmera de ré também serem obrigatórias. Por último, até 2026 os carros terão que ter uma proteção para impacto lateral contra os postes.

Esta lista foi montada por especialistas em trânsito e é baseada em acidentes comuns no país. Para isso, foi levantado um perfil de acidentes e os itens exigidos protegem ainda mais os condutores das mortes que mais acontecem no trânsito.

Desde 2014, o país não lançava um plano tão completo, que foi quando ficou instituído os airbags frontais e os freios ABS nos carros de fábrica.

As mudanças já devem passar a serem vistas nos próximos anos, apesar de contarem com um prazo de certa forma grande para serem impostas. As fábricas começam a partir de agora a adaptar a produção e a introduzir aos poucos os itens obrigatórios entre suas importações.

O ideal é que, antes mesmo de 2030, todos os carros novos estejam equipados com os itens requisitados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS