Bancos
Prilex: o vírus que poderá clonar o seu cartão de crédito; cuidado!
A clonagem de cartões é um dos golpes mais comuns, segundo as denúncias feitas pelos próprios usuários. Fique atento!
A fama dos cartões de crédito tem aumentado muito nos últimos anos, e essa popularidade se deve às inúmeras vantagens que existem, como parcelamento e descontos exclusivos.
Porém, as situações de clonagem desses cartões também tiveram um aumento vertiginoso, já que pessoas mal-intencionadas se aproveitam quando identificam pessoas um pouco desatentas.
A clonagem do cartão é um dos golpes dentre os mais comuns, segundo as denúncias, feitas pelos próprios usuários. E a clonagem é realizada através de um vírus, que se instala e rouba os dados.
O Brasil é um dos países que mais investe em segurança para transações financeiras, são cerca de R$ 2.5 bilhões, e apesar de ser um serviço muito seguro, o vírus ainda consegue fazer muitas vítimas. Pensando nisso, trazemos até você algumas dicas de como proteger seus dados e também o seu dinheiro deste vírus que está causando grandes transtornos.
Que vírus é esse?
O vírus que está dando “dor de cabeça” para muitas pessoas chama- se Prilex, que foi criado 8 anos atrás e agora está ganhando nova forma para que muitos hackers e ladrões cometam crimes.
Este vírus é instalado em maquininhas de cartão de crédito nos mais diversos tipos de comércio, e depois que o malware está em operação, o cliente que “passar” seu cartão nesses equipamentos infectados irá perceber posteriormente que em seu cartão foram feitas compras “fantasmas”.
Fabio Assolini, que é diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT) da Kaspersky na América Latina, explica que:
“O Prilex é um golpe altamente direcionado. O grupo ronda o estabelecimento para avaliar sua movimentação e, caso o alvo seja interessante, eles farão contato telefônico ou enviarão um falso técnico para ‘atualizar’ o sistema. O objetivo final é instalar um programa legítimo para permitir o acesso remoto do grupo e a instalação remota do Prilex.”
Existe uma grande dificuldade de prever esses acontecimentos, já que nem o próprio comerciante está ciente de que seu aparelho está infectado por um vírus.
E qual a proteção disponível para o seu cartão?
A realidade é que não é tão simples se proteger desta clonagem, pois só o fato de digitar a senha após a inserção do cartão na maquininha já possibilita que o vírus roube seus dados.
Uma dica que pode ser muito valiosa é criar um cartão de crédito virtual, que funciona apenas para o momento da compra, ou seja, esse cartão será usado uma única vez.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp