Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça 4 plantas que não precisam de terra para se desenvolver

As “plantas de ar” ou air plants fazem sucesso justamente porque podem ser facilmente cultivadas em recipientes vazios.

Publicado

em

As plantas, em geral, necessitam de alguns cuidados básicos do cultivo tradicional para se desenvolverem bem. Isso, evidentemente, inclui: boas condições de luminosidade, regas, adubação e, é claro, substrato adequado, na maioria das vezes, terra. Mas, sabia que há espécies que podem ser cultivadas sem esse último item? 

Exatamente, nem todas as plantas precisam necessariamente ser plantadas na terra. É o caso das “plantas de ar” ou air plants, que fazem sucesso justamente porque podem ser facilmente cultivadas em recipientes de vidro vazios, em acessórios pendentes, no meio de cascas de outras plantas e folhas secas, enfim, as possibilidades são muitas. Achou interessante? Então conheça quatro espécies ideais para esse tipo de cultivo.

1) Tillandsia stricta

Essa é uma espécie muito comum no sudeste brasileiro. Ela é pequena e tem folhas finas e flores rosas e rochas. Gosta de bastante umidade e seu cultivo pode ser feito sem o uso de terra. Recomenda-se, contudo, a adubação foliar, principalmente se o cultivo da planta se der em ambientes externos.

2) Tillandsia tricholepis

Essa é bem pequenina e fácil de encontrar em qualquer viveiro ou floricultura. É muitas vezes confundida com uma praga, em virtude de sua facilidade de propagação. É uma espécie que gosta de umidade e é ótima para ser cultivada em terrários, já que se assemelha às suculentas.

3) Tillandsia ionantha

As plantas desta espécie são pequenas, densas e muito coloridas. Também são de fácil cultivo e se multiplicam com certa facilidade. Por isso, são indicadas para jardineiros de primeira viagem, já que requerem poucos cuidados.

4) Tillandsia cyanea

A última verdinha pode ser cultivada tanto de forma pendente, quando em vasos. Para isso, contudo, você deve usar o substrato específico para orquídeas, que também são plantas epífitas! Além disso, não esqueça de dar especial atenção às regas, já que essa espécie gosta muito de umidade.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS