Conecte-se conosco

Artigos

Placas de estacionamento para idosos não vão mais apresentar bengalas

Resolução do Contran prevê um prazo de cinco anos para que as placas sejam modificadas, mas algumas cidades já adotaram a mudança.

As placas que indicam vaga para idoso não terão mais a bengala como representativo e passarão a apresentar outro componente. Segundo uma nova perspectiva do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as placas que indicam estacionamento preferencial para idosos irão passar por modificações.

Agora, ao invés do desenho de um idoso andando de forma curva e se mantendo em pé com uma bengala, a representação da vaga será por um boneco ereto junto ao símbolo “60+”.

 

Foto: Reprodução

Conforme indica o Estatuto do Idoso, cerca de 5% das vagas em estacionamento privados e públicos são destinadas para pessoas idosas, com 60 anos de idade ou mais, ou para o veículo que esteja transportando o idoso. Para ter direito à vaga, será preciso portar uma credencial que, geralmente, é emitida pelos municípios.

No Rio de Janeiro, as credenciais são emitidas pela Secretaria Municipal de Transporte (SMTR). Mudou o lugar de emissão por conta de hackers que invadiram o sistema da prefeitura no dia 15 de agosto, mas voltaram a ter acesso ao sistema neste mês, no dia 7 de outubro. A credencial é importante para manter o benefício concedido através do Estatuto do Idoso.

Para quem deseja ter acesso à credencial da prefeitura do Rio, é possível realizar a solicitação pelo site home.carioca.rio. Além disso, quem já realizou todo o procedimento e está aguardando poderá acompanhar o processo pelo mesmo site para ter informações sobre o momento em que o cartão ficará disponível, lembrando que o cartão será retirado no lugar em que você escolher quando for solicitar.

Os demais estados do país também verão alterações para disponibilizar as credenciais, e os órgãos responsáveis pelo cartão terão o prazo de dois anos para fazer as devidas alterações.

A resolução do Contran prevê um prazo de cinco anos para que as placas sejam modificadas, mas em algumas cidades do Brasil já é possível verificar a mudança. A mudança veio através da Resolução nº 965/22 do Contran, que previu que a imagem retratada atualmente não condiz com a realidade de muitos idosos.

Eliane Pietsak, especialista em trânsito, comenta sobre a imagem do idoso na antiga placa: “A expectativa de vida dos idosos no Brasil vem crescendo ano a ano. Essa é uma ótima notícia. Além disso, com a evolução da medicina, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, os idosos estão ganhando cada vez mais mobilidade. E o trânsito deve se adaptar a essa nova realidade”, apontou Pietsak.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS