Conecte-se conosco

Automobilística

Surge nova lei do insulfilm que passará a ser válida; o que mudou?

O conhecimento da lei do insulfilm pode livrar o motorista de problemas maiores, pois caso seja descumprida, o veículo pode ficar retido

Publicado

em

As regras estabelecidas para o trânsito precisam ser cumpridas, mas estas mesmas normas podem sofrer variações ou serem alteradas!

Para se tornar um bom condutor, será preciso verificar o que está previsto na lei e suas possíveis alterações, pois o conhecimento legislativo pode evitar multas e penalidades mais severas na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Dentro das regras legislativas, existe a proposta para o insulfilm, que é de indispensável conhecimento para quem possui carros, inclusive, essa orientação pode livrar o motorista de problemas maiores. Mas, caso a regra seja descumprida, o veículo pode ficar retido até que seja regularizado.

Se você é um motorista que é adepto ao uso das películas de vidro, fica o alerta! Há regras específicas que determinam padrões para esse uso, algumas delas mudaram em 2022.

Insulfilm em vidros de carro: o que diz a regra?

O insulfilm tem benefícios muito importante para o motorista, ao controlar a entrada de raios UV no carro. Se o motorista trabalha dirigindo o dia todo no verão, por exemplo, a película impede que o calor e a luz entrem com mais força. O seu uso não é proibido, desde que esteja enquadrado nas regras.

Os pontos previstos na lei são a transparência da película e o grau aplicado no veículo. O Contran exige que seja estabelecido o seguinte grau de transparência:

• Para o para-brisa, o vidro deve conter, no mínimo, 70% de transparência;
• Para os vidros na lateral, os vidros devem conter, no mínimo, 70% de transparência;
• Nos outros vidros que são indispensáveis para o motorista dirigir a exigência é de, no mínimo, 70% de transparência;
• Nos vidros que não interferem diretamente na visão do motorista é exigido, no mínimo, 28% de transparência.

O insulfilm que é proibido é aquele espelhado, pois o efeito visual não é permitido para nenhum veículo automotor.

Regras de 2022 para o uso do insulfilm

Os padrões mudaram por apenas um detalhe: os para-brisas podiam ter, no mínimo, 75% de transparência e os outros vidros no mínimo 70% de transparência. Agora, TODOS os vidros passam a cumprir a regra dos 70%. Está proibido, também, o uso de bolas que prejudicam a visão do motorista.

As mudanças estão presentes na Resolução Contran 960 de 17 de maio de 2022, no art. 4º.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS