Automobilística
Dirigir de forma agressiva aumenta o gasto de combustível; entenda
Além de aumentar o risco de acidentes, essa conduta do motorista pode fazer com gaste ainda mais combustível. Saiba o porquê.
Você sabia que suas emoções podem influenciar no gasto de gasolina do seu carro? Isso mesmo! Se você é daqueles que deixa as emoções transparecerem na direção e começa a frear de forma brusca, acelerar demais e outras atitudes do tipo, elas podem, sim, influenciar no consumo de combustível.
Uma pesquisa feita pelo Autoesporte mostrou que os comportamentos dos motoristas influenciam no gasto dos veículos. Com uma Tracker 1.0 Turbo, eles foram para o campo de provas testar esse argumento.
A pesquisa de campo começou com uma volta controlada no circuito, respeitando a velocidade da pista e os pontos fixos de troca de marcha e freando com antecipação. Depois foi feito o mesmo percurso com aceleração alta, trocando as marchas no limite de passagem e freando de forma forte.
A diferença entre esses dois testes foi bem perceptível. Enquanto na direção mais calma e preventiva o carro fez 13,1 km/l, na direção mais agressiva o carro fez 11 km/l. Pode até parecer um valor baixo, mas se você utiliza o veículo com frequência, isso pode dignificar uma economia de R$ 1.600 ao ano.
A pista na qual os testes foram realizados simula o tráfego urbano e possui um trecho de 1,5 km. Para andar nessa pista, o ideal é que o carro se mantenha entre 8 km/h e 50 km/h. Todos os testes foram acompanhados pela engenharia da Chevrolet, mas não foram patrocinados pela General Motors.
Mudando os hábitos na direção, os motoristas podem economizar mais de R$ 100 por mês em gasolina, além de manter uma rotina mais saudável e menos perigosa para si e os demais envolvidos no trânsito. É preciso lembrar que uma direção agressiva aumenta e muito as chances de acidentes, pois diminui o controle do veículo e desvia a atenção do condutor, que acaba perdido em seus sentimentos.
O ideal é manter a direção defensiva e cuidar sempre de si e dos outros, para evitar acidentes e gastos maiores com combustível. Além disso, toda a mecânica do seu carro agradece, pois utilizar o veículo de forma agressiva também acaba desgastando os componentes do automóvel.

-
Bancos14 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF10 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos23 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Empresas8 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida