Imposto de Renda - IRPF
Empresas que realizam doações e patrocinam podem ter dedução no Imposto de Renda
Nova Lei está garantindo até 2027 a dedução de até 7% em IR para quem doar ou patrocinar um destes projetos.
Nos últimos dias, a IOB afirmou a informação de que será possível deduzir o Imposto de Renda para quem fizer doações ou patrocinar projetos esportivos, tonando-se uma maneira de reduzir o pagamento de contas pela declaração do IR.
Sancionada pelo Governo Federal, a Lei n° 14.439/2022 apontou que o incentivo para apoiar projetos paradesportivos e desportivos foi prorrogado até 2027 por meio da declaração de Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas.
Como será possível deduzir se baseando pela Lei?
Ainda este ano, a pessoa física que investir ou doar para setores do esporte poderá ter a diminuição de até 7% sobre o imposto, que antes garantia o limite máximo de 6%.
Para outros tipos de dedução, como as doações para incentivar trabalhos audiovisuais, garantir o direito do adolescente, da criança e do idoso junto ao Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), o limite também será mantido em 7%.
O aumento foi de 1% para a dedução do IR às pessoas jurídicas que recebem os tributos do Lucro Real, chegando até 2% de dedução. Com os incentivos do audiovisual e da cultura, com o apoio aos projetos de ação social, apoiando o esporte, o limite é de 4%.
Para conseguir a porcentagem na dedução do Imposto de Renda, será preciso ficar atento a aprovação que o próprio Ministério da Cidadania fornece.
Declaração de IR
As declarações podem ser feitas através do site e-CAC, de forma rápida e segura, com a conta do gov.br que já está cadastrada.
Ao clicar em “Declarações e Demonstrativos”, o usuário poderá acessar o “Meu imposto de Renda” e, depois, será preciso clicar em “Preencher declaração online” e escolher o ano-base para iniciar a declaração. Feito o processo, será preciso escolher a opção “Pré-preenchida”.
Caso prefira contratar um profissional para declarar o Imposto de Renda, será possível optar por um contador de sua preferência.
O valor do Imposto de Renda, pago pelos contribuintes, é repassado para a Receita Federal e tem como destino a saúde, educação, obras e programas sociais apresentados pelo Governo.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Finanças13 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe