Conecte-se conosco

Tecnologia

WhatsApp: Serviço de passagem de trem por meio de QR Code chegará à plataforma

De acordo com a Meta, a Índia será o primeiro país a receber o lançamento da plataforma. No Brasil, a opção está disponível desde 2020.

Publicado

em

O WhatsApp tem revolucionado cada vez mais ao oferecer a seus usuários uma plataforma de comunicação cada vez mais completa e dinâmica. Agora, a empresa comunicou que 400 milhões de usuários do app na Índia terão acesso à nova aquisição da plataforma.

Será permitido comprar bilhetes de passagem e recarregar os passes para a viagem por meio do próprio aplicativo WhatsApp e, de acordo com a Meta, o “serviço de compra de bilhetes desse tipo por QR Code no app é inédito e fará uso de chatbot”.

Esta opção surgiu a partir da parceria entre as linhas do metrô de Bangalore (BMRCL) e o próprio WhatsApp, que foi anunciada na última segunda-feira, dia 31 de outubro, liberando a compra do bilhete para os usuários que também já podem conversar com o chatbot no aplicativo.

O representante do WhatsApp na índia, Abhjit Bose, comentou o lançamento: “Este é mais um grande exemplo de como as organizações de todos os setores, desde o maior serviço de transporte até o menor negócio de varejo, podem transformar a experiência de seus clientes usando o aplicativo”.

A.S. Shabkar, diretor executivo do BMRCL, também comentou sobre a nova função do WhatsApp: “é um momento de muito orgulho ser a primeira linha de trânsito mundialmente a lançar o serviço de passagens por QR Code no WhatsApp”.

A compra de passagens

O recurso está disponível na Índia tanto no idioma inglês quanto na língua canaresa, a principal indiana. Desta forma, o usuário da plataforma precisará enviar apenas um “Hi1” para o número do chatbot. Após o envio da mensagem, surgirá uma mensagem automática que vai oferecer opções de bilhetes por meio de um código e, também, informações de recargas e passes.

Na conversa, o usuário precisará indicar quais são as opções que deseja para que o robô consiga concluir o procedimento.

Meta diz que a Índia é o primeiro país, mas a opção já está sendo ofertada no Brasil

Mesmo com a afirmação da Meta sobre a inovação, a informação não é tão correta. O WhatsApp possui cerca de 400 milhões de usuários na Ásia Meridional, considerado como o maior mercado de todo o mundo da plataforma.

No Brasil, a plataforma TOP dispõe a opção para os brasileiros desde 2020, principalmente para os moradores de São Paulo, possibilitando comprar bilhetes digitais de passagem por meio do celular. Basta enviar uma mensagem para o número (11) 3888-2200 para que o atendimento seja solicitado.

Depois, o chatbot vai inicar uma conversa que dispõe opções para que o usuário possa adquirir a passagem por meio do PIX, e a passagem será apresentada para a pessoa por meio do QR Code, podendo ser utilizado em metrôs e trens.
O que justifica o posicionamento da Meta é que a empresa pode considerar o pioneirismo por questões estratégicas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS